O baralho tradicional de Tarot é constituído por 78 Cartas, com dois baralhos distintos combinados num. São os 22 Arcanos Maiores (Trunfos ou Mistérios Maiores), e os 56 Arcanos Menores agrupados em quatro naipes: Paus, Copas, Espadas e Ouros.
O Tarot é, atualmente, usado mais como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento do que propriamente de adivinhação. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
Índice
Simbologia das Cartas de Tarot
A simbologia das Cartas de Tarot perde-se na origem dos tempos. Ao longo dos séculos, o Tarot foi usado por magos, ocultistas e cartomantes para práticas divinatórias, ligando-o ao esoterismo de Isis e Hermes, ao ocultismo dos primeiros cristãos, à simbologia maçónica e à numerologia cabalística. Cada Arcano do baralho contém símbolos das várias culturas e fontes de sabedoria, que orientam a leitura e esclarecem o sentido das Cartas.
Interpretação das Cartas de Tarot do Baralho de Marselha
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
Os Arcanos Maiores no Tarot de Marselha
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos.
Quando os Arcanos Maiores surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia. Cada Carta está associada a um número, que reforça o seu simbolismo e significado, bem como, a uma determinada vereda da Árvore da Vida cabala judaica.
As Cartas dos Arcanos Maiores no Tarot de Marselha
A Carta O Louco representa o nascimento, o momento inicial, o ponto de partida a partir do qual a pessoa se guia e se relaciona por puro instinto. Com O Mundo, a última Carta, a pessoa atinge a sua auto-realização plena, o nível máximo da evolução espiritual. As Cartas de I a X representam as lições terrenas enquanto as Cartas de XI a XXII representam as lições espirituais.
- Carta 0 - O Louco
- Carta I - O Mago
- Carta II - A Papisa
- Carta III - A Imperatriz
- Carta IV - O Imperador
- Carta V - O Papa
- Carta VI - Os Enamorados
- Carta VII - O Carro
- Carta VIII - A Justiça
- Carta IX - O Eremita
- Carta X - A Roda da Fortuna
- Carta XI - A Força
- Carta XII - O Enforcado
- Carta XIII - A Morte
- Carta XIV - A Temperança
- Carta XV - O Diabo
- Carta XVI - A Torre
- Carta XVII - A Estrela
- Carta XVIII - A Lua
- Carta XIX - O Sol
- Carta XX - O Julgamento
- Carta XXI - O Mundo
Agora que conhece os Arcanos Maiores do Tarot de Marselha, descubra os Arcanos Menores que fazem parte deste baralho de adivinhação.