Os decanatos (ou face) permitem conhecer melhor as forças e fraquezas da personalidade de quem nasceu sob a influência de um determinado signo Solar. Cada signo, abrange três decanatos que correspondem à divisão da casa do signo na roda do Zodíaco. Saiba como são definidos os decanatos, os seus planetas regentes e como as suas energias atuam sobre a personalidade astrológica.
Índice
O que são os Decanatos na Astrologia?
O círculo feito pelo Sol quando parece movimentar-se em volta da Terra forma 360º. Esta roda, está dividida em 12 segmentos, que correspondem aos doze signos do Zodíaco. Cada um dos signos ocupa um segmento de 30º que, por sua vez, se divide em três decanatos de 10º cada um. Cada uma destas seções é regida por um planeta diferente.
Os Decanatos dos Signos na Roda do Zodíaco e no Mapa Astral
À medida que o Sol se desloca pela elíptica ao longo do ano, percorre a roda do Zodíaco (no sentido contrário ao do ponteiro do relógio), atravessando cada um dos doze signos. Com o equinócio da primavera (a 20 de março, aproximadamente), reinicia-se o ciclo, dando origem ao início de um novo ano astrológico.
O círculo que forma o Zodíaco mede 360º sendo dividido em 12 partes, que correspondem aos doze signos. Cada uma dessas partes tem cerca de 30º (as doze partes não têm todas exatamente esta medida mas foi assim convencionado desde a Antiguidade para facilidade dos cálculos).
Os 30º de cada signo são, por sua vez, divididos em três partes, formando os decanatos, resultando em partes de 10º - o prefixo "deca" significa 10. Como cada signo dura cerca de 30 dias, cada decanato abrange o período de 10 dias (aproximadamente).
Assim, no mapa astral, os 360º são divididos em 36 segmentos de 10º sendo que, a cada segmento corresponde um planeta regente. No mapa, a análise dos decanatos permite compreender em que fase da vida as energias dos planetas tendem a se expressar melhor (no início, meio ou final da vida).
Como São Calculados os Decanatos dos Signos?
Os signos são divididos em graus, da seguinte forma:
- Áries (Carneiro) - 1° a 29,59°
- Touro - 30° a 59,59°
- Gêmeos - 60° a 89,59°
- Câncer (Caranguejo) - 90° a 119,59°
- Leão - 120° a 140,50°
- Virgem - 150° a 179,59°
- Libra (Balança) - 180° a 209,59°
- Escorpião - 210° a 239,59°
- Sagitário - 240° a 269,59°
- Capricórnio - 270° a 299,59°
- Aquário - 300° a 329,59°
- Peixes - 330° a 359,59°
Os Decanatos e os Seus Planetas Regentes
O estudo do posicionamento dos planetas no mapa astral e dos aspetos (ângulos) que formam entre si é um dos pontos mais relevantes na Astrologia. Cada planeta tem um significado para a Astrologia e, as suas cargas energéticas e temperamentos, influenciam os signos e as Casas (que representam as diferentes esferas da nossa vida, onde as ações que praticamos se desvendam).
O planeta regente do 1º decanato (nascidos entre 0º e 9,59º) de todos os signos corresponde ao planeta regente do próprio signo. Então, os primeiros decanatos são regidos pelos seguintes planetas:
- Áries/ Carneiro - Marte
- Touro - Vénus
- Gêmeos - Mercúrio
- Câncer/ Caranguejo - Lua
- Leão - Sol
- Virgem - Mercúrio
- Libra/ Balança - Vénus
- Escorpião - Plutão (na Astrologia Moderna)
- Sagitário - Júpiter
- Capricórnio - Saturno
- Aquário - Úrano (na Astrologia Moderna)
- Peixes - Neptuno (na Astrologia Moderna)
Os planetas que regem os segundos decanatos (nascidos entre 10º e 19,59º) correspondem ao planeta que rege o próximo signo do mesmo elemento. Por exemplo, Áries é um signo do elemento Fogo sendo Leão o signo seguinte do mesmo elemento, logo, Sol (regente de Leão), é o planeta regente do segundo decanato de Áries.
A definição dos planetas regentes dos terceiros decanatos nascidos entre 20º e 29,59º segue a mesma lógica. No mesmo exemplo, Sagitário é o signo do elemento Fogo que se segue a Leão. Então, o planeta regente de Sagitário (Júpiter) é o planeta que rege o terceiro decanato de Áries.
- 1º decanato de Áries - Marte (planeta regente do signo)
- 2º decanato de Áries - Sol (planeta regente de Leão, signo seguinte a Áries do elemento Fogo)
- 3º decanato de Áries - Júpiter (planeta regente de Sagitário, signo do elemento Fogo que se segue a Leão)
Divisão dos Decanatos
Considerando o modo de classificação abordado no ponto anterior, esta é a divisão dos decanatos dos signos, de acordo com os Elementos a que pertencem:
Signos Elemento Fogo
Áries (Carneiro)
1º decanato - Marte (planeta regente)
2º decanato - Sol (influência de Leão)
3º decanato - Júpiter (influência de Sagitário)
Leão
1º decanato - Sol (planeta regente)
2º decanato - Júpiter (influência de Sagitário)
3º decanato - Marte (influência de Áries)
Sagitário
1º decanato - Júpiter (planeta regente)
2º decanato - Marte (influência de Áries)
3º decanato - Sol (influência de Leão)
Signos Elemento Terra
Touro
1º decanato - Vénus (planeta regente)
2º decanato - Mercúrio (influência de Virgem)
3º decanato - Saturno (influência de Capricórnio)
Virgem
1º decanato - Mercúrio (planeta regente)
2º decanato - Saturno (influência de Capricórnio)
3º decanato - Vénus (influência de Touro)
Capricórnio
1º decanato - Saturno (planeta regente)
2º decanato - Vénus (influência de Touro)
3º decanato - Mercúrio (influência de Virgem)
Signos Elemento Ar
Gêmeos (Gêmeos)
1º decanato - Mercúrio (planeta regente)
2º decanato - Vénus (influência de Libra)
3º decanato - Úrano (influência de Aquário)
Libra (Balança)
1º decanato - Vénus (planeta regente)
2º decanato - Saturno (influência de Aquário)
3º decanato - Mercúrio (influência de Gêmeos)
Aquário
1º decanato - Saturno (planeta regente)
2º decanato - Mercúrio (influência de Gêmeos)
3º decanato - Vénus (influência de Libra)
Signos Elemento Água
Câncer (Caranguejo)
1º decanato - Lua (planeta regente)
2º decanato - Plutão (influência de Escorpião)
3º decanato - Neptuno (influência de Peixes)
Escorpião
1º decanato - Marte (planeta regente)
2º decanato - Neptuno (influência de Peixes)
3º decanato - Lua (influência de Câncer)
Peixes
1º decanato - Neptuno (planeta regente)
2º decanato - Lua (influência de Câncer)
3º decanato - Marte (influência de Escorpião)
Características dos Decanatos Signo a Signo
Decanatos de Áries/ Carneiro
1º decanato - de 21 a 31 de março - regente Marte - As características de Fogo são reforçadas com a influência de Marte, tornando a personalidade tempestuosa, assertiva e energética. A comunicação é direta, a mente impaciente e os pormenores relegados para segundo plano. No amor, tendem a apaixonar-se tórrida, mas brevemente.
2º decanato - de 1 a 10 de abril - regente Sol - Este planeta confere uma certa dose de agressividade nas ações e atitudes e uma postura de liderança. O princípio criativo expressa-se de forma ativa e espontânea. Otimista, tem uma grande capacidade de recuperação face à desilusão.
3º decanato - de 11 a 19 de abril - regente Júpiter - A presença deste planeta proporciona expansão e boa sorte em desafios, em funções de liderança, em cargos de responsabilidade. Estes nativos são empreendedores bem-sucedidos, que atraem grandes negócios e fortunas. Precisam de desenvolver o sentido prático e a equilibrar os seus dons.
Decanatos de Touro
1º decanato - de 20 a 30 de abril - regente Vénus - Este planeta favorece as relações livres e fáceis. Contudo, também pode indicar uma frieza aparente ou relações superficiais que mascaram a dificuldade para a intimidade. Amantes generosos, gostam de beijar e de tocar.
2º decanato - de 1 a 10 de maio - regente Mercúrio - A presença deste planeta pode tornar a pessoa mais prática e menos dada a devaneios.
3º decanato - de 11 a 20 de maio - regente Saturno - A presença deste planeta limita as emoções, a confiança e a capacidade de correr riscos através de tendências cautelosas, cuidadosas, autodisciplina emocional e respeito pela tradição.
Decanatos de Gêmeos
1º decanato - de 21 a 30 de maio - regente Mercúrio - A presença deste planeta leva a personalidade a falar mais rápido e a comunicar mais. Mercúrio em Gémeos torna a pessoa espirituosa e intelectual, com uma mente ágil e forte e forte capacidade de comunicar.
2º decanato - de 31 de maio a 9 de junho - regente Vénus - Este planeta favorece as relações livres e fáceis. Contudo, também pode indicar uma frieza aparente ou relações superficiais que mascaram a dificuldade para a intimidade.
3º decanato - de 10 a 20 de junho - regente Úrano - Este planeta confere uma tendência para o caos e para a excentricidade. Tanto pode ser imaginativo e revolucionário, quanto rebelde e instável.
Decanatos de Câncer/ Caranguejo
1º decanato - de 21 a 30 de junho - regente Lua - A presença da Lua reforça a natureza maternal deste signo e a tendência para cuidar dos outros. O lar e a segurança são tópicos fundamentais para este nativo. Precisa de encontrar amigos e viver num ambiente que compreenda e respeite a sua extrema sensibilidade.
2º decanato - de 1 a 10 de julho - regente Plutão - A presença deste planeta denota dificuldades e desafios mas, também, mudanças significativas na vida da pessoa.
3º decanato - de 11 a 21 de julho - regente Neptuno - Este planeta confere uma disposição serena e sonhadora, com inclinação para as artes e para a expressão musical.
Decanatos de Leão
1º decanato - de 22 a 31 de julho - regente Sol - Este planeta confere uma certa dose de agressividade nas ações e atitudes e uma postura de liderança. O princípio criativo expressa-se de forma ativa e espontânea. Otimista, tem uma grande capacidade de recuperação face à desilusão.
2º decanato - de 1° a 11 de agosto - regente Júpiter - A presença deste planeta proporciona expansão e boa sorte em desafios, em funções de liderança, em cargos de responsabilidade. Têm muita força física, confiança e otimismo. São líderes carismáticos, dignos e tolerantes.
3º decanato - de 12 a 22 de agosto - regente Marte - As características de Fogo são reforçadas com a influência de Marte, tornando a personalidade tempestuosa. São almas sedutoras e, por vezes, dramáticas. Leais e afetuosos, são companheiros que exigem muita atenção. Criativos, são excelentes líderes, apesar de o seu ego desmedido os poder tornar excêntricos e dominadores.
Decanatos de Virgem
1º decanato - de 23 de agosto a 1 de setembro - regente Mercúrio - A presença deste planeta pode tornar a pessoa mais prática e menos dada a devaneios. Mercúrio imprime uma excelente capacidade para a análise, para a investigação e para a escrita. A mente é clara, audacioso, astuta e organizada. Práticos e atentos aos pormenores, são precisos nas palavras.
2º decanato - de 2 a 11 de setembro - regente Saturno - A presença deste planeta limita as emoções, a confiança e a capacidade de correr riscos através de tendências cautelosas, cuidadosas, autodisciplina emocional e respeito pela tradição.
3º decanato - de 12 a 22 de setembro - regente Vénus - Este planeta favorece as relações livres e fáceis. Contudo, também pode indicar uma frieza aparente ou relações superficiais que mascaram a dificuldade para a intimidade.
Decanatos de Libra/ Balança
1º decanato - de 23 de setembro a 1 de outubro - regente Vénus - Este planeta favorece as relações livres e fáceis. Contudo, também pode indicar uma frieza aparente ou relações superficiais que mascaram a dificuldade para a intimidade. Revela inclinação para a arte e o romance.
2º decanato - de 2 a 11 de outubro - regente Saturno - A presença deste planeta limita a facilidade de comunicação, a intimidade e a ligação emocional com os outros através de processos de pensamento lentos e da tendência à objetividade ou pontos de vista menos convencionais.
3º decanato - de 12 a 22 de outubro - regente Mercúrio - A presença deste planeta reforça o desejo de equilíbrio e harmonia. A mente é intelectual e poética. Sociais e amistosos, trabalham bem em parceria, evitando discussões e apostando na resolução justa dos conflitos.
Decanatos de Escorpião
1º decanato - de 23 de outubro a 1° de novembro - regente Marte - A presença deste planeta transmite energia, confiança e disciplina. São atraídos para o perigo e para o mistério. Imaginativos e criativos, podem optar por profissões onde se possam expressar artisticamente. Inclinados para o ciúme, podem desenvolver um comportamento controlador e ressentido.
2º decanato - de 2 a 11 de novembro - regente Neptuno - Este planeta reforça a vontade em destruir para construir de novo. Fascinados pelo oculto e pelo desconhecido, quebram barreiras e tentam novas soluções.
3º decanato - de 12 a 21 de novembro - regente Lua - Este planeta confere uma disposição apaixonada e misteriosa. Sensíveis e perspicazes, estes nativos guiam os outros pelo caminho da autodescoberta. São companheiros dedicados, empenhados em relações com significado emocional.
Decanatos de Sagitário
1º decanato - de 22 de novembro a 1 de dezembro - regente Júpiter - A presença deste planeta proporciona expansão e boa sorte em desafios, em funções de liderança, em cargos de responsabilidade. A mente é aberta e otimista. Generosos e despreocupados, são pessoas inspiradoras que levam os outros a melhorar as suas capacidades e a arriscar.
2º decanato - de 2 a 11 de dezembro - regente Marte - A presença deste planeta torna este nativo pragmático e dono de um grande entusiasmo. Sente-se atraído por viagens e aventuras forçando as barreiras da segurança em nome da aprendizagem e da excitação. São otimistas e expansivos, contagiando todos com o seu otimismo.
3º decanato - de 12 a 21 de dezembro - regente Sol - Este planeta confere uma certa dose de agressividade nas ações e atitudes e uma postura de liderança. O princípio criativo expressa-se de forma ativa e espontânea. Otimista, tem uma grande capacidade de recuperação face à desilusão.
Decanatos de Capricórnio
1º decanato - de 22 a 31 de dezembro - regente Saturno - A presença deste planeta limita as emoções, a confiança e a capacidade de correr riscos através de tendências cautelosas, cuidadosas, autodisciplina emocional e respeito pela tradição.
2º decanato - de 1 a 10 de janeiro - regente Vénus - Este planeta favorece as relações livres e fáceis. Contudo, também pode indicar uma frieza aparente ou relações superficiais que mascaram a dificuldade para a intimidade.
3º decanato - de 11 a 19 de janeiro - regente Mercúrio - A presença deste planeta pode tornar a pessoa mais prática e menos dada a devaneios. A mente é metódica, racional e firme. Realizam tarefas com ambição e paciência. Adoram disciplinas práticas e precisam de dividir a informação em pedaços mais pequenos e manobráveis. Podem evitar correr riscos ou ter dificuldade em partilhar.
Decanatos de Aquário
1º decanato - de 20 a 30 de janeiro - regente Saturno - A presença deste planeta limita a facilidade de comunicação, a intimidade e a ligação emocional com os outros através de processos de pensamento lentos e da tendência à objetividade ou pontos de vista menos convencionais.
2º decanato - de 31 de janeiro a 9 de fevereiro - regente Mercúrio - A presença deste planeta reforça a criatividade deste nativo. São pensadores abrangentes e objetivos. Desenvolvem múltiplos interesses e pensam no bem comum. Fortemente intuitivos, as ideias surgem rapidamente e do nada. Diretos, o seu estilo de comunicação pode chocar pessoas mais sensíveis.
3º decanato - de 10 a 18 de fevereiro - regente Vénus - Este planeta favorece as relações livres e fáceis. Contudo, também pode indicar uma frieza aparente ou relações superficiais que mascaram a dificuldade para a intimidade.
Decanatos de Peixes
1º decanato - de 19 a 29 de fevereiro - regente Neptuno - Este planeta confere uma disposição serena e sonhadora, com inclinação para as artes e para a expressão musical.
2º decanato - de 1 a 10 de março - regente Lua - Pode tornar as emoções mais sensíveis, temperamentais, profundas e complexas. É o eterno sonhador, a alma mais imaginativa que adora escapar para a fantasia. São capazes de amar tudo e todos. Extremamente sensíveis, são capazes de se fundir com as emoções das outras pessoas. Podem ter dificuldade em relacionar-se com as questões mais práticas da vida.
3º decanato – de 11 a 20 de março - regente Marte - A presença deste planeta reforça a fantasia e a emoção podendo faltar-lhe o pragmatismo e o vigor físico. Almas sensíveis, precisam de tempo a sós para refletir e regenerar. Recetivos e muito românticos, podem fundir-se completamente com os seus parceiros.