Ângulos na Astrologia e Significado no Mapa Astral

Conheça os principais Ângulos na Astrologia e o seu significado na leitura e interpretação do mapa astral.

Os principais ângulos na Astrologia são os de 0º, 60º, 90º, 120º e 180 graus. Estes são, também, os aspetos mais relevantes. A análise do mapa astral tem em conta quatro componentes essenciais: os Planetas (incluindo-se aqui o Sol e a Lua), os Aspetos formados entre eles, as Casas e os signos. A posição dos planetas no mapa corresponde à sua movimentação em graus, minutos e segundos, no momento em que nasceu. No centro do mapa natal, aparecem umas linhas. Estas linhas são os Aspetos e refletem os Ângulos formados entre elas.

Os Ângulos (AC, DC, MC e IC) no Mapa Astral

O mapa astral está divido em 12 Casas, que constituem o "onde" da Astrologia, isto é, as diferentes esferas da vida onde as energias planetárias atuam. As Casas são influenciadas pelo signo na cúspide (linha que separa os signos e as Casas entre si), e pelos planetas posicionados no seu interior.

Os Aspetos são desenhados no mapa natal como linhas, ligando os planetas "em aspeto", ou seja, os planetas que se "observam" mutuamente a partir das suas posições no mapa. Os Aspetos estão divididos em grupos: positivo, negativo e fraco ou menor (por oposição a poderoso/forte ou maior).

Na Astrologia, os Ângulos funcionam como "marcos" que orientam o caminho. Correspondem aos quatro pontos que formam uma cruz dentro do mapa astral: Ascendente, Descendente, Meio-do-Céu e Fundo-do-Céu.

Estes quatro pontos correspondem à linha que vai desde a Casa 1 até à Casa 7, e desde a Casa 4 até à Casa 10, respetivamente. Os planetas posicionados nestas Casas são os que têm mais força no seu mapa astral. Constituem a base da sua personalidade astral. A posterior divisão destes quadrantes em três partes, cria as cúspides das Casas interiores e as doze Casas.

  • Ascendente (AC) - nascer do Sol - corresponde ao signo que ascende no horizonte leste no momento do nascimento (ponto situado à direita do observador que está voltado para o norte). Marca o início da cúspide da Casa 1 sendo a porta de entrada para qualquer horóscopo.
  • Descendente (DC) - o grau oposto ao Ascendente, ascendendo no horizonte oeste. Representa a cúspide da Casa 7.
  • Meio-do-Céu (Medium Coeli, Zénite ou MC) - meridiano do local de nascimento, que marca o ponto no céu imediatamente acima de nós. Representa a Casa 10 (no sistema de Casas de Placidus).
  • Fundo-do-Céu (Imum Coeli, Nadir ou IC) - ponto do meridiano oposto ao MC, que marca o ponto no céu imediatamente abaixo de nós. Representa a Casa 4.

Os Ângulos no Horóscopo e no Mapa Astral

O mapa astral é uma ferramenta que permite conhecer os traços mais marcantes da personalidade: quem somos, como pensamos e porque nos comportamos de determinada forma em certas situações. O Ascendente, Descendente, Meio-do-Céu e Fundo-do-Céu, são elementos fundamentais na interpretação do mapa.

1. Signo Ascendente

O Ascendente (AC) simboliza a face que apresentamos ao mundo, as características que mostramos. É a primeira coisa que os outros vêem em nós ou que nós vemos neles. O Ascendente é considerado um dos pontos mais importante do mapa astral.

Marca o início da Casa 1, regida por Áries (Carneiro) e por Marte, é o ponto de partida de qualquer horóscopo. Este Ângulo só pode ser calculado se a hora do nascimento for conhecida e, quanto mais exata for esta informação, mais precisa será a carta astral.

Todos os 12 signos se elevam no horizonte leste em qualquer período de 24 horas e, por isso, o Ascendente muda de signo de duas em duas horas. No entanto, e graças ao fenómeno designado Ascensão Curta ou Ascensão Longa, alguns signos passam no horizonte mais rapidamente do que outros.

No hemisfério norte, os signos de ascensão mais rápida são o primeiro e o último - Áries e Peixes - com os signos de ambos os lados a aumentar gradualmente de velocidade. Libra (Balança) e Virgem são os de ascensão mais lenta. A norte, Gêmeos e Capricórnio são de Ascensão Curta e os signos de Câncer (Caranguejo) e Sagitário são de Ascensão Longa. Este padrão inverte-se na latitude sul.

ASCENSÃO CURTA (OBLÍQUA OU TORTOS) - OS SIGNOS FICAM MENOS DE UMA HORA NO HORIZONTE LESTE

  • No Hemisfério Norte - Áries (Carneiro), Touro, Gêmeos, Capricórnio, Aquário, Peixes
  • No Hemisfério Sul - Câncer (Caranguejo), Leão, Virgem, Libra (Balança), Escorpião, Sagitário

ASCENSÃO LONGA - OS SIGNOS FICAM DUAS A TRÊS HORAS NO HORIZONTE LESTE

  • No Hemisfério Norte - Câncer (Caranguejo), Leão, Virgem, Libra (Balança), Escorpião, Sagitário
  • No Hemisfério Sul - Áries (Carneiro), Touro, Gêmeos, Capricórnio, Aquário, Peixes

2. Signo Descendente

O Descendente (DC) marca o início da Casa 7, a Casa das relações e da harmonia social, regida por Libra (Balança) e Vénus. É o oposto do Ascendente, ascendendo no horizonte oeste. Enquanto que o signo Ascendente representa o "Eu", o signo Descendente representa o "Tu". Reflete tudo aquilo que procuramos nos outros, em todo o tipo de relações (parceiro de negócios, cônjuge, amizade).

3. Meio-do-Céu ou Zénite

O Meio-do-Céu (Medium Coeli, Zénite ou MC) corresponde ao meridiano do local de nascimento, ou seja, marca a parte do céu que estava diretamente acima de nós, na hora de nascimento.

No sistema de Casas de Placidus, o MC marca sempre a cúspide da Casa 10, regida por Capricórnio e por Saturno, mas pode variar com o sistema de Casas Iguais. Em alguns horóscopos, este Ângulo é assinalado como uma seta, apontando para os céus.

O Meio-do-Céu simboliza o lugar para onde vamos, as vocações, aspirações e ambições. Representa a nossa vida social, reputação, profissão, estatuto social e a imagem pública. Apresenta o nosso objetivo de vida - onde queremos chegar e o que faremos para cumprir esse propósito. Pode simbolizar a influência dos pais ou social na construção do nosso futuro.

4. Fundo-do-Céu ou Nadir

O Fundo-do-Céu (Imum Coeli, Nadir ou IC) corresponde ao ponto do meridiano oposto ao MC, marcando o ponto no céu imediatamente abaixo de nós no momento do nascimento.

Marca o início da Casa 4, regida por Câncer (Caranguejo) e pela Lua. Esta Casa, simboliza as origens e a ascendência familiar, sendo associada ao lar, à infância, à alma e às raízes de quem somos.

Representa a face interna da nossa personalidade. É o nosso "Eu Interior". Este Ângulo também representa o lugar de descanso final. O Fundo-do-Céu aponta os pontos negativos e positivos da nossa personalidade e caráter.

Os Graus dos Ângulos na Astrologia

Quando nascemos, os astros ocupavam uma determinada posição nos céus. Os Ângulos marcam essa posição permitindo, assim, posicionar os planetas no mapa. A partir daí, é possível estudar o modo como interagem entre si.

O grau que cada planeta ocupa na(s) Casa(s), mostra que planetas estão mais próximos ou mais afastados entre si. Sabendo esta informação, é possível estudar como as cargas energéticas dos planeta se influenciam reciprocamente.

Qualquer estrela que esteja em Conjunção, Oposição, Quadratura ou Trígono com um planeta, deve ser considerada no estudo do mapa. A Conjunção é a influência mais importante de todas. Se um planeta progredido ou Ângulo, faz um Aspeto com uma estrela fixa, a sua influência vai-se fazer sentir e pode ser interpretado com as restantes progressões.

Conjunçao 0º

Conjunção 0º

Quando os planetas estão separados entre si por de 0º a 10º/ 12º. Os planetas estão em conjunção quando ocupam o mesmo, ou quase o mesmo grau. Esta relação une energias planetárias que funcionam bem quando os planetas são harmoniosos. Quando os planetas são incompatíveis, causa stress. Se a orbe for estreita, a energia de um planeta poderá ser suplantada pela do outro.

Sextil 60º

Sextil 60º

Quando os planetas estão separados entre si por 60º. Tem a forma geométrica de um polígono de 6 lados iguais. É considerado um benéfico, facilitador, com grande potencial. Contudo, pode gerar tensão se a energia não for libertada. Este Aspeto ocorre apenas entre signos com a mesma polaridade, ou seja, signos masculinos fazem sextil com signos masculinos, e signos femininos fazem sextil com signos femininos. O Sextil ocorre sempre entre os seguintes signos:

  • Áries com Gêmeos
  • Gêmeos com Leão
  • Leão com Libra (Balança)
  • Libra com Sagitário
  • Sagitário com Aquário
  • Touro com Câncer (Caranguejo)
  • Câncer com Virgem
  • Virgem com Escorpião
  • Escorpião com Capricórnio
  • Capricórnio com Peixes

POLARIDADE NEGATIVA, FEMININA, PASSIVA OU YIN

Indica que a personalidade do signo é introvertida e recetiva. Os signos desta categoria são pertencentes às triplicidades de Água e de Terra: Touro, Virgem, Capricórnio, Câncer (Caranguejo), Escorpião e Peixes.

POLARIDADE POSITIVA, MASCULINA, ATIVA OU YANG

Indica que a personalidade do signo é extrovertida e autoexpressiva. Os signos desta categoria são os pertencentes às triplicidades de Ar e de Fogo: Áries (Carneiro), Leão, Sagitário, Gêmeos, Libra (Balança) e Aquário.

Quadratura 90º

Quadratura 90º

Quando os planetas estão separados entre si por 90º (ângulo reto). É um Aspeto que representa tensão, no qual os planetas estão posicionados em conflito um com o outro. Este Aspeto pode representar um desafio ou impor uma solução. Tanto pode ter um efeito energizante como provocar um conflito ou bloqueio, dependendo dos planetas envolvidos.

Irritação, ansiedade, desarmonia entre o que se pensa e o que se faz, necessidade excessiva de controlo, violência física ou psicológica, depressão, são algumas possibilidades. Mas a Quadratura na Astrologia também representa a motivação para a superação das dificuldades ou a vontade de aperfeiçoamento pessoal.

A quadratura é formada por signos opostos e não opostos, que pertencem à mesma Quadruplicidade (Modos ou Modalidades): Cardinal (ou Cardeal), Fixo e Mutável.

Signos Cardinais que formam quadratura entre si:

  • Áries (Carneiro) com Câncer (Caranguejo)
  • Câncer com Libra (Balança)
  • Libra com Capricórnio

Signos Fixos que formam quadratura entre si:

  • Touro com Leão
  • Leão com Escorpião
  • Escorpião com Aquário

Signos Mutáveis que formam quadratura entre si:

  • Gêmeos com Virgem
  • Virgem com Sagitário
  • Sagitário com Peixes

QUADRUPILICIDADE CARDINAL

Representa a energia que flui em linha reta - engloba os signos que iniciam as estações do ano (equinócios e solstícios): Áries (Carneiro), Câncer (Caranguejo), Libra (Balança), Capricórnio. Os signos cardinais iniciam os quadrantes dos signos no mapa astral. Esta personalidade tem necessidade de iniciar mudanças, de pôr as coisas a andar. São os signos mais ativos, proativos e empreendedores do Zodíaco.

QUADRUPILICIDADE FIXO

Representa a energia estagnada, que resiste à mudança - abarca os signos que caem a meio das estações: Touro, Leão, Escorpião, Aquário. Estes signos resistem à mudança, preferindo uma rotina rígida, e um estilo de vida regrado e estável. A personalidade fixa quer que tudo fique na mesma, que nada mude, para sempre.

QUADRUPILICIDADE MUTÁVEL

Representa a energia mutável, que se deixa levar pela corrente - agrupa os signos que coincidem com o fim das estações: Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes. Estes signos prezam a versatilidade, a mutabilidade, e adaptam-se rápida e facilmente às necessidades do meio ambiente. Têm dificuldade em manter a rotina e o tédio instala-se rapidamente quando as coisas ficam demasiado paradas.

Trigono 120º

Trígono 120º

Quando os planetas estão separados entre si por 120º. O Trígono ocorre sempre entre signos que pertencem à mesma triplicidade (Fogo, Terra, Ar, Água). O Trígono sugere harmonia entre os planetas envolvidos, sendo a sua ligação bastante benéfica. Representa sorte, facilidade, riqueza e crescimento. No entanto, esta facilidade pode refletir alguma falta de empenho, uma vez que não exige esforço, e dependendo dos temas, pode não haver valorização nos mesmos.

O Trígono ocorre sempre entre os seguintes signos:

  • Áries (Carneiro) com Leão
  • Leão com Sagitário
  • Sagitário com Áries
  • Touro com Virgem
  • Virgem com Capricórnio
  • Gêmeos com Libra (Balança)
  • Libra com Aquário
  • Câncer (Caranguejo) com Escorpião
  • Escorpião com Peixes
Oposição 180º

Oposição 180º

Quando os planetas estão separados entre si por 180º (ângulo raso). O Ângulo entre os dois planetas forma uma linha reta. Esta posição sugere uma relação próxima entre os planetas e uma harmonia energética entre si.

Independente dos planetas envolvidos, a oposição ocorre naturalmente entre signos da mesma polaridade (masculinos e femininos) e da mesma modalidade (Cardinal, Fixo e Mutável):

  • Áries (Carneiro) faz oposição a Libra (Balança) - ambos os signos são Masculinos e Cardinais e partilham mesma Polaridade e Modalidade
  • Touro faz oposição a Escorpião - mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e Fixos
  • Gêmeos faz oposição a Sagitário - mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e Mutáveis
  • Câncer (Caranguejo) faz oposição a Capricórnio - mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e Cardinais
  • Leão faz oposição a Aquário - mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e Fixos
  • Virgem faz oposição com Peixes - mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e Mutáveis

Outros Aspetos incluem o Semi-sextil (30º), a Semiquadratura (45º), a Sesquiquadratura (135º) e o Quincôncio (150º).

Como é Realizado o Cálculo dos Ângulos?

O círculo do horóscopo está dividido em quatro quadrantes. Estes, formam os Ângulos do mapa astral - os eixos principais. Cada quadrante, está dividido em três para dar as 12 Casas Astrológicas, ou divisões, do horóscopo. O primeiro passo para o cálculo dos Ângulos, é determinar qual o signo que está na cúspide (o início de cada Casa) e em que grau.

As Cúspides das Casas Astrológicas

As cúspides marcam o começo de cada Casa e são registadas ao grau. Existem doze cúspides, que correspondem ao início de cada uma das doze Casas.