Runa Gebo: Letra G - Dádivas, Generosidade

Gebo representa a igualdade e a justiça. Significa "dádiva", no sentido de dar e receber em igual medida. Pertence ao Aett de Frey que representa a viagem desde a criação do Cosmos até ao dom da orden divina do Universo.

Gebo ou Geofu, é a Runa do equilíbrio e da equidade, do ato de dar e de receber em igual medida. É a reciprocidade e o ser generoso. A atenção e o amor desinteressados. Em termos esotéricos, esta Runa representa a troca justa, o sacrifício, o Casamento Sagrado. Pode representar uma dádiva que vai receber ou um ato de generosidade que vai ter para com alguém. Refere a capacidade de dar mas, também, a de receber graças. Gebo fala na justiça, na necessidade de honrar as obrigações e acordos e de cumprir com a palavra dada.

A Runa Gebo

  • Nome da Runa: GEBO, GEOFU
  • Conjunto de Oito Runas: Aett de Frey
  • Som da Letra: G
  • Significado: Dádiva, Oferta
  • Interpretação: Dádivas, generosidade, equilíbrio, reciprocidade
  • Conceitos Chave: Presentes, dar, receber, comércio, sacrifício, processo da troca, equilíbrio, compensação, lei da reciprocidade, justiça, amor desinteressado, altruísmo, generosidade, hospitalidade, honra, igualdade, atitude de renúncia
  • Carta de Tarot: XIV A Temperança
  • Significado Invertido: Não tem posição invertida já que o seu símbolo é igual independentemente da forma como é lançada
  • Árvore: Freixo, Olmo
  • Cor: Azul-profundo
  • Erva: Amor-perfeito
  • Pedra: Opala

Gebo no Sistema Rúnico

Gebo é, provavelmente, uma das Runas à qual se associam mais tradições. A palavra "Christmas" (Natal em inglês), é representada por um "X", alusão a esta Runa. Na tradição nórdica antiga, a lei cósmica da compensação já era mencionada. Uma dádiva exige uma dádiva de volta e não há ninguém que não se sinta agraciado quando a sua oferenda é retribuída.

Dar de volta é um ato de generosidade e tal como aceitar algo como retribuição. Quem recebe uma graça de alguém fica em dívida para com essa pessoa e não lhe deve ser negada a possibilidade de retribuir a generosidade da mesma forma. Por outro lado, receber, é uma atitude passiva de renúncia e, por isso, um ato de graciosidade.

Para fazer um caminho espiritual precisa de ter a capacidade de dar e de receber.

De acordo com o simbolismo da Runa Gebo, a troca de ofertas e presentes é muito relevante, assim como, a trocas comerciais. Está associada a anéis mágicos que permitiam os reis e governantes partilhar os seus poderes e graças com os seus súbditos, tal como é esperado dos líderes.

O equilíbrio energético é outro conceito presente nesta Runa. Para que tal aconteça, é preciso trocas. A cultura nórdica ancestral também refere que a lealdade é devida aos verdadeiros amigos, da mesma forma que a falsidade é devida às pessoas falsas e mentirosas. Desta forma, as energias cósmicas equilibram-se, repartem-se e distribuem-se de forma justa e equitativa. Cada um recebe de volta aquilo que dá.

Interpretação do Significado da Runa

Gebo recorda que há sempre um preço a pagar por todas as coisas. Segundo a tradição, cada decisão implica aceitar uma coisa e o sacrifício ou libertação de outra. Não se pode ter tudo ao mesmo tempo nem deixar de pagar o preço. Odin, também conhecido como o "Pai de Todos" e "O enviado do Senhor da Guerra", pagou um preço pessoal muito elevado em troca da sua sabedoria, sendo a prova disso mesmo.

Reza a lenda que Odin era um sábio e um mágico poderoso mas nem sempre foi assim. Ávido por conhecer todas as coisas, quis beber da Fonte da Sabedoria, onde o freixo Yggdrasill (a Árvore do Mundo), mergulhava as suas raízes. O guardião da fonte, sábio e prudente, exigiu um olho a Odin para lhe dar acesso às águas sagradas.

Para além disso, Odin feriu-se com uma lança (cometendo autossacrifício), e suspendeu-se numa árvore, onde permaneceu durante longos nove dias e nove noites, sem comer ou beber, e agitado pelos ventos. Por fim, Odin recebeu a graça da sabedoria das Runas e tornou-se no senhor do hidromel da poesia, o licor mágico que profere vaticínios.

Gebo também governa a união mística, o karma, os juramentos e os contratos sagrados, bem como, a magia sexual. É, por isso, uma Runa fortemente associada à relação entre o homem e a mulher e à troca de energias sexuais.

O Aett de Frey - Criação e Produtividade

Frey é o deus nórdico da virilidade, do início e da prosperidade. As oito primeiras Runas de Frey são uma viagem de criação, desde o começo do Cosmos com Fehu, até terminar com Wunjo, o dom da ordem divina do Universo. O aett de Frey é constituído pelas Runas: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raido, Kaunaz, Gebo, Wunjo.

Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica

Aett de Try - Valores e Relacionamentos

Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Aett de Try - Valores e Relacionamentos