Compatibilidade dos Signos Escorpião e Capricórnio

Descubra como a combinação entre os nativos de Escorpião e Capricórnio funciona no amor, na amizade e no trabalho.

Escorpião + Capricórnio

A dupla Escorpião e Capricórnio é muito forte e pode resultar numa relação feliz. Na maioria dos relacionamentos, Escorpião é o parceiro dominante. Com Capricórnio não será bem assim. Qualquer relação entre eles será equilibrada e tratar-se-ão como iguais.

96
Geral
95
Amor e Casamento
93
Sexo
100
Negócios e Trabalho
95
Comunicação
97

Perfis Astrais de Escorpião e Capricórnio e as suas Compatibilidades

Escorpião é um eterno apaixonado que vive todas as suas relações intensamente. Este nativo, dá extrema importância ao lado sexual da relação mas nunca deixa de procurar uma ligação emocional e espiritual com o seu parceiro. Na realidade, sem cumplicidade espiritual, a intimidade física nada significa para ele. Dificilmente perdoa uma traição e, por muito que lhe possa custar, é muito provável que termine o relacionamento se se sentir ou se for traído.

Em termos de afinidade astral, Escorpião encontra nos nativos Peixes, Capricórnio e Câncer excelentes compatibilidades. Escorpião também é capaz de desenvolver uma relação gratificante com Touro. Tem uma relação mais difícil e desafiante com Sagitário, Gêmeos e Libra.

Escorpião – 24 de outubro a 22 de novembro

Qualidade: Frio e HúmidoTemperamento: Fleumático
Elemento: ÁguaSigno Oposto: Touro
Modo: FixoMaior Afinidade: Touro, Câncer, Virgem, Capricórnio, Escorpião, Peixes
Polaridade: Feminino (ou Yin)Menor Afinidade: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário

Capricórnio – 22 de dezembro a 20 de janeiro

Qualidade: Frio e SecoTemperamento: Melancólico
Elemento: TerraSigno Oposto: Câncer
Modo: CardinalMaior Afinidade: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes
Polaridade: Feminino (ou Yin)Menor Afinidade: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário

Compatibilidade de Escorpião com Capricórnio

Escorpião é um signo de Água, governado por Plutão, pertencendo à categoria dos signos Fixos. Este signo é rico em matéria de inconsciente. Vive, simultaneamente, fascinado e com medo do desconhecido. Capricórnio, é um signo Terra, regido por Saturno, que não confia na sorte, mas no trabalho árduo e na força da persistência.

A dupla Escorpião e Capricórnio é muito forte e pode resultar numa relação feliz. Estes signos são regidos pelos planetas mais densos do Zodíaco, Saturno e Plutão, o que lhes confere uma postura séria desde o primeiro encontro. Tornam-se grandes amigos e a afinidade é quase imediata. São excelentes parceiros na vida vida, onde há uma grande compatibilidade. 

Na maioria dos relacionamentos que estabelece com os outros signos do Zodíaco, Escorpião será o parceiro dominante. No entanto, com Capricórnio não será bem assim. Este nativo está a par de Escorpião e qualquer relação entre eles, de amizade, profissional ou romântica, será equilibrada e tratar-se-ão como iguais.

Capricórnio é um parceiro firme e sólido, que não se deixa intimidar com os acessos de fúria intempestivos do Escorpião. Capricórnio, não dá grande importância a estes episódios e sabe dar espaço e tempo ao seu par para se recompor, o que Escorpião admira e gosta. 

Escorpião e Capricórnio podem parecer personalidades muito semelhantes. Ambos são pessoas motivadas e trabalhadores empenhados nas suas carreiras e atividades. Conseguem ver as circunstâncias conforme elas são, passageiras, e focar-se nos objetivos a longo prazo. Mesmo perante situações adversas, não perdem o rumo. Mantêm-se fiéis aos seus planos, já que acreditam que tudo o que possam conquistar exige trabalho sério e constante.

Contudo, existem diferenças algumas importantes entre as personalidades destes signos, o que lhes permite complementarem-se e equilibrarem-se. Capricórnio é um signo do Elemento Terra, enquanto Escorpião é de Água. Assim, Capricórnio pode ajudar a acalmar as emoções turbulentas de Escorpião, e Escorpião suavizar a ambição de Capricórnio. Esta dupla pode ser muito feliz no amor, mas também são excelentes parceiros de negócio.

Como os Signos de Água e Terra se Relacionam entre Si

Esta é uma combinação muito sensual, e estes dois dão origem a um relacionamento duradouro ou então a uma grande trapalhada. Ambos os nativos são demasiados plácidos para lutar.

A combinação Água e Terra resulta, geralmente, numa relação de complementaridade e harmonia. Contudo, como qualquer outra mistura de personalidades, esta relação comporta também a sua semente de desarmonia: Terra, de natureza pragmática e realista, tem dificuldade em lidar com as oscilações emocionais de Água. Agravando a este facto, Água não consegue responder aberta e diretamente às questões de Terra e sente que esta não responde aos seus estados de espírito mais subtis. 

Ainda assim, apesar destas diferenças estruturais, estes Elementos fazem um bom par. Água e Terra é uma relação que reflete, de ambas as partes, um profundo sentimento de segurança e estabilidade. O amor de Água consiste na compaixão, na capacidade de nutrir a relação e na resposta instintiva às necessidade emocionais do outro, o que não é muito diferente do amor protetor de Terra.

Para que um relacionamento entre estes dois Elementos funcione, é preciso que haja um esforço de ambas as partes para se adaptarem: Água pode fazer com que Terra veja a vida de uma outra maneira, de um modo não tão simples e linear; e Terra pode ajudar Água a ser mais realista.

Segundo a Astrologia, os signos do Zodíaco que partilham a mesma carga energética, ou Elemento Primordial (Fogo, Terra, Ar, Água), energizam-se mutuamente enquanto que signos de Elementos distintos podem ter maior dificuldade em relacionar-se entre si. Fogo segue a máxima "é melhor viajar com esperança, do que chegar"; Terra prefere a "chegada"; Ar funciona "em função do intelecto e da lógica"; Água segue "o fluxo e refluxo da maré dos sentimentos". Em conjunto, os quatro Elementos representam opostos mas, também, a complementaridade dos arquétipos astrológicos.

O Elemento Água e a Personalidade Astral

A característica mais evidente do Elemento Água é a sensibilidade. Ao contrário dos signos do Elemento Fogo, que representam a atividade e a fé em “mover montanhas”, os signos do Elemento Água representam as emoções, as sensações, a perceção. A empatia, a intuição, a fantasia, o sonho, os afetos, os sentimentos são o campo de ação por excelência desta personalidade.

Os signos de Água, são como esponjas. Quando inseridos num ambiente positivo, onde tudo está bem, a pessoa está bem e sente-se emocionalmente equilibrada. Se, pelo contrário, vive num ambiente tóxico, carregado de energias negativas, sente-se mal e pessimista.

Elemento Frio e Húmido, é uma personalidade que facilmente se molda às opiniões das pessoas e às características do meio. Recolhe várias influências, mas não consegue organizá-las e dar-lhes uma coerência. É um todo constituído por várias partes soltas que não se conseguem ligar entre si.

  • Para saber mais sobre como o Elemento Água ajuda a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.

O Elemento Terra e a Personalidade Astral

A personalidade do Elemento Terra é paciente e perseverante e tem uma relação muito particular com o tempo. Ao contrário do Elemento Fogo, Terra precisa de se fixar, de criar raízes, baseando aí o desenvolvimento de todos os aspetos da sua vida. 

O temperamento deste Elemento é Melancólico, sendo pouco exuberante na sua expressão, mas muito concretizador nas suas ações. O seu foco de atenção é a realidade objetiva, o que lhe confere muita solidez e segurança. Tende a lidar melhor com factos do que com ideias. É geralmente engenhoso e bom investigador.

Em termos emocionais é pouco demonstrativo e, tal como o Colérico, é rígido na sua sensibilidade. No entanto, a qualidade Frio torna-o bastante suscetível, tendendo à tristeza, ao pessimismo e, quando emocionalmente desequilibrado, à depressão.

  • Para saber mais sobre como o Elemento Terra pode ajudar a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.

Compatibilidades dos Signos do Zodíaco na Astrologia

As afinidades nos relacionamentos manifestam-se das mais variadas formas e a Astrologia pode dar algumas pistas sobre a forma como os signos interagem entre si. A Astrologia diz-nos que as maiores compatibilidades surgem quando duas pessoas pertencem ao mesmo elemento astrológico, já que partilham a mesma visão da realidade e têm uma forma de ser e de estar semelhantes.

Da mesma forma, a atração entre dois signos opostos pode ser instantânea e o relacionamento é, tendencialmente, harmonioso. No entanto, isto não significa que não haja afinidades entre pessoas pertencentes a signos de elementos diferentes. Onde há amor, afeto e compreensão, a vida acontece. A forma como a relação como evolui depende de muitos fatores, sendo os perfis astrológicos apenas um deles.

Este é o resultado para os perfis astrológicos dos signos que escolheu tendo como base a análise da compatibilidade entre os temperamentos, energias e características. Esta análise é baseada em dados gerais, sendo válida para todos os tipos de relações, sejam de amor, amizade ou trabalho.

Um estudo detalhado e personalizado só é possível através de um relatório de sinastria. Apesar de os perfis dos signos permitirem deduzir se são mais ou menos compatíveis entre si, só através do mapa astral é possível fazer uma interpretação realista e retirar verdadeiras conclusões.

Lembre-se que as relações são influenciadas por múltiplas variáveis, sendo a astrológica apenas uma delas. Vontade, empenho e livre escolha, condicionam a forma como as relações podem ou não progredir de modo favorável. Qualquer relacionamento, independentemente da influência dos astros, pode funcionar desde que haja vontade que tal aconteça, por ambas as partes.