Índice
Perfis Astrais de Sagitário e Câncer e as suas Compatibilidades
Sagitário tem uma personalidade descontraída, amigável e divertida. Nos relacionamentos, pode ser tímido, especialmente quando chega o momento de assumir compromissos. Este nativo aprecia a honestidade e a liberdade e procura um parceiro que também as valorize. A necessidade de ser livre pode causar-lhe dissabores, particularmente com signos possessivos ou ciumentos. O ciúme e a desconfiança afastam-no.
Os signos que podem prender a atenção de Sagitário são Áries, Leão e Aquário, personalidades independentes, energéticas e, igualmente, aventureiras. Já uma relação entre dois nativos Sagitário pode ser efémera já que nenhum dos dois dá o passo no sentido de estabelecer um compromisso a longo prazo. Sagitário tem menos afinidade com Escorpião e Touro. O aventureiro Sagitário deixa inseguro o intimista Escorpião e afasta Touro, que precisa de estabilidade e das suas rotinas. Existe uma grande química sexual entre Sagitário e Virgem, mas essa atração poderá não ser suficiente para os manter unidos "até que a morte os separe".
Sagitário – 23 de novembro a 21 de dezembro
Qualidade: Quente e Seco | Temperamento: Colérico |
Elemento: Fogo | Signo Oposto: Gêmeos |
Modo: Mutável | Maior Afinidade: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário |
Polaridade: Masculino (ou Yang) | Menor Afinidade: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes |
Câncer/ Caranguejo – 22 de junho a 22 de julho
Qualidade: Frio e Húmido | Temperamento: Fleumático |
Elemento: Água | Signo Oposto: Capricórnio |
Modo: Cardinal | Maior Afinidade: Touro, Virgem, Capricórnio, Câncer, Escorpião, Peixes |
Polaridade: Feminino (ou Yin) | Menor Afinidade: Áries, Leão, Sagitário, Gêmeos, Libra, Aquário |
Compatibilidade de Sagitário com Câncer
Sagitário, é um signo do Elemento Fogo, regido por Júpiter, dual, extremamente adaptável, com duas facetas de caráter distintas. É um signo afortunado que não se importa de partilhar a sua boa sorte. Câncer/ Caranguejo, é um signo regido pela Lua, feminino, sendo considerado o mais amável, sensível e disponível entre os signos do Zodíaco.
Câncer, tem uma personalidade encantadora e caprichosa, lunática e sonhadora, loucamente intuitiva e que “sente” as coisas. Mas também é fascinante, de atração fatal, um pouco estranho, vagamente medium. Por norma, é uma pessoa profundamente ligada à primeira infância, e sente mais do que qualquer outro, a passagem do mundo infantil para o dos adultos e tem mais dificuldade em libertar-se dos laços maternais. A saudade que tem do passado, faz com que procure construir um mundo onde consiga viver as emoções que guardou da sua infância.
Sagitário é um signo dual, ou seja, bastante adaptável, com duas facetas de caráter distintas. Signo do Elemento Fogo, tem uma enorme energia e alegria de viver. É otimista e intelectual. No amor, é generoso e muito romântico. É um espírito independente e procura um parceiro, igualmente, autónomo. Não gosta de sentimentos de possessão nem de cenas de ciúmes e dificilmente ficam numa relação onde são privados da sua liberdade.
A relação Sagitário / Câncer pode ser mais difícil se Câncer tiver grandes carências afetivas ou se for emocionalmente dependente e frágil. A forma direta de dizer as coisas de Sagitário pode ofender e intimidar o sensível Câncer. Se tal acontecer, a reação deste é fechar-se na sua concha protetora e atacar, o que dificulta a possibilidade de entendimento.
O nativo Câncer é um líder nato e tem tendência para dominar a relação, Sagitário não gosta de obedecer. Alguns ajustes podem melhorar a convivência entre Sagitário e Câncer: Câncer precisa de aprender a dominar a sua vontade de controlar e apreciar a alegria e generosidade de Sagitário.
Ao mesmo tempo, se Câncer for mais maduro ou resistente emocionalmente, estes dois serão capazes de construir uma união rica e divertida. Sexualmente, a compatibilidade é boa, pois Câncer é terno e amoroso, e entrega-se totalmente ao seu parceiro, enquanto Sagitário, impulsivo e fogoso, enche a relação de bom humor e diversão.
Como os Signos de Fogo e Água se Relacionam entre Si
Vapor escaldante ou rastilho húmido. Água tem dificuldade em lidar com a independência de Fogo; sentimentos feridos abundam. A impetuosa combinação dos Elementos Fogo e Água pode produzir momentos explosivos, carregados de paixões turbulentas e complexidades emocionais.
Ambos gostam de viver permeados de fortes emoções; a jovialidade e fogosidade de Fogo abrem caminho para os sentimentos inflamados de vigor e excitação de Água. Quando estes sentimentos são partilhados, permanece entre ambos um estado alegre de harmonia e paz.
O relacionamento começa a dificultar-se quando Água coloca exigências demasiado pesadas nas mãos de Fogo, deixando-o responsável pela sua felicidade e contentamento. Independente, Fogo tem muito para dar a si próprio e pouco para dar aos relacionamentos, fazendo com que Água tenha alguma dificuldade em lidar com essa falta de entrega. É neste sentido que o relacionamento entre estes dois Elementos poderá resultar num lento afastamento, que acabará, mais tarde, numa eventual rutura.
Para que uma relação entre Fogo e Água sobreviva, ambos os nativos precisam de se aperceber com mais acuidade das metades que lhes faltam: Fogo precisa de mais paciência, consideração e sensibilidade para com os outros; e Água precisa de se afastar de si própria para constatar que o mundo é muito mais vasto do que pensa.
Segundo a Astrologia, os signos do Zodíaco que partilham a mesma carga energética, ou Elemento Primordial (Fogo, Terra, Ar, Água), energizam-se mutuamente enquanto que signos de Elementos distintos podem ter maior dificuldade em relacionar-se entre si. Fogo segue a máxima "é melhor viajar com esperança, do que chegar"; Terra prefere a "chegada"; Ar funciona "em função do intelecto e da lógica"; Água segue "o fluxo e refluxo da maré dos sentimentos". Em conjunto, os quatro Elementos representam opostos mas, também, a complementaridade dos arquétipos astrológicos.
O Elemento Fogo e a Personalidade Astral
O nativo de Fogo é dinâmico, empreendedor, fisicamente ativo e cheio de energia. Dominado pelo entusiasmo, tem uma certa tendência para se exprimir com exagero e em excesso. De temperamento Colérico, o génio destes nativos inflama-se facilmente - todos os que convivem com uma pessoa deste Elemento, conhece bem as suas explosões típicas de mau humor.
Em termos emocionais, o temperamento de Fogo, é pouco demonstrativo e a sua “secura” pode torná-lo rígido e até insensível. A impaciência torna-o pouco gracioso nas suas expressões, chegando à rudeza e à hostilidade.
Reage com grande intensidade a ameaças ou desafios exteriores, podendo ser conflituoso ou mesmo violento. Em casos extremos, a combinação entre a falta de sensibilidade e facilidade com que expressa a sua raiva pode torná-lo cruel.
- Para saber mais sobre como o Elemento Fogo ajuda a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.
O Elemento Água e a Personalidade Astral
A característica mais evidente do Elemento Água é a sensibilidade. Ao contrário dos signos do Elemento Fogo, que representam a atividade e a fé em “mover montanhas”, os signos do Elemento Água representam as emoções, as sensações, a perceção. A empatia, a intuição, a fantasia, o sonho, os afetos, os sentimentos são o campo de ação por excelência desta personalidade.
Os signos de Água, são como esponjas. Quando inseridos num ambiente positivo, onde tudo está bem, a pessoa está bem e sente-se emocionalmente equilibrada. Se, pelo contrário, vive num ambiente tóxico, carregado de energias negativas, sente-se mal e pessimista.
Elemento Frio e Húmido, é uma personalidade que facilmente se molda às opiniões das pessoas e às características do meio. Recolhe várias influências, mas não consegue organizá-las e dar-lhes uma coerência. É um todo constituído por várias partes soltas que não se conseguem ligar entre si.
- Para saber mais sobre como o Elemento Água ajuda a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.
Compatibilidades dos Signos do Zodíaco na Astrologia
As afinidades nos relacionamentos manifestam-se das mais variadas formas e a Astrologia pode dar algumas pistas sobre a forma como os signos interagem entre si. A Astrologia diz-nos que as maiores compatibilidades surgem quando duas pessoas pertencem ao mesmo elemento astrológico, já que partilham a mesma visão da realidade e têm uma forma de ser e de estar semelhantes.
Da mesma forma, a atração entre dois signos opostos pode ser instantânea e o relacionamento é, tendencialmente, harmonioso. No entanto, isto não significa que não haja afinidades entre pessoas pertencentes a signos de elementos diferentes. Onde há amor, afeto e compreensão, a vida acontece. A forma como a relação como evolui depende de muitos fatores, sendo os perfis astrológicos apenas um deles.
Este é o resultado para os perfis astrológicos dos signos que escolheu tendo como base a análise da compatibilidade entre os temperamentos, energias e características. Esta análise é baseada em dados gerais, sendo válida para todos os tipos de relações, sejam de amor, amizade ou trabalho.
Um estudo detalhado e personalizado só é possível através de um relatório de sinastria. Apesar de os perfis dos signos permitirem deduzir se são mais ou menos compatíveis entre si, só através do mapa astral é possível fazer uma interpretação realista e retirar verdadeiras conclusões.
Lembre-se que as relações são influenciadas por múltiplas variáveis, sendo a astrológica apenas uma delas. Vontade, empenho e livre escolha, condicionam a forma como as relações podem ou não progredir de modo favorável. Qualquer relacionamento, independentemente da influência dos astros, pode funcionar desde que haja vontade que tal aconteça, por ambas as partes.