Os 4 Elementos na Astrologia: Fogo, Água, Terra e Ar

A energia dos planetas no mapa astral é filtrada pelos Elementos – Fogo, Terra, Água e Ar. Cada um, tem as suas próprias características relacionando-se com uma função específica do “Eu”.

Na Astrologia, os Elementos representam as diferentes forças e energias da Natureza. Assim sendo, a Esfera Celeste foi criada por um arranjo harmonioso entre os quatro: Fogo, Água Terra e Ar. Fogo dá a visibilidade e, Terra, a tangibilidade. A estes dois Elementos juntam-se a Água e o Ar, formado-se uma unidade indissolúvel. Em conjunto, estes Elementos complementam-se uns aos outros e ajudam a caracterizar a personalidades dos signos solares.

O Que São os Elementos na Astrologia?

Na Astrologia, a energia dos planetas no mapa astral é filtrada pelos quatro Elementos - Fogo, Terra, Água e Ar e cada um dos signos solares faz parte de um destes grupos. Cada Elemento tem as suas próprias características e está relacionado com uma função específica do "Eu":

  • Fogo com o espírito e a intuição.
  • Terra com com o corpo e a matéria.
  • Água com com as emoções.
  • Ar com com a mente e o intelecto.

Cada um destes Elementos tem um género ou polaridade negativa (feminina ou Yin, na Astrologia Chinesa) ou uma polaridade positiva (masculina ou Yang). Lembre-se que em Astrologia, o conceito de “negativo” não é um juízo de valor.

Signos negativos são introvertidos e recetivos (ou passivos) ao passo que signos positivos são extrovertidos e autoexpressivos (ou ativos). Estes diferentes pólos energéticos complementam-se entre si e um não é entendido como sendo melhor do que o outro. Representam apenas formas diferentes de estar na vida e de encarar ou reagir às situações.

Em conjunto, os quatro Elementos representam as forças do mundo natural e, de certa forma, dependem da existência uns dos outros para encontrar o seu próprio equilíbrio e para criar um fluxo geral de energia equilibrado.

O que Significam os Elementos na Astrologia?

Os Elementos representam posturas diferentes de encarar a vida. Os signos que partilham o mesmo Elemento energizam-se mutuamente enquanto que signos de Elementos distintos podem ter maior dificuldade em relacionar-se. Tradicionalmente, diz-se que:

  • Fogo é "quente e seco".
  • Terra é "fria e seca".
  • Água é "fria e húmida".
  • Ar é "quente e húmido".

Para os independentes signos de Fogo, por exemplo, as pessoas de Água podem parecer demasiado dependentes e introspetivas. Por outro lado, os signos de Água expressam os seus sentimentos de forma não verbal, o que pode ser bastante desconcertante para os faladores e expressivos signos de Ar.

Que signos Agrupam os Elementos?

Os Elementos agem, cada um deles, três vezes através de uma qualidade diferente (também designada como quadruplicidade) para formar as 12 divisões do Zodíaco.

Os Signos do Zodíaco e os seus Elementos

Cada Elemento reune signos de uma Qualidade diferente. Dito de outra forma, cada Elemento agrega um signo Cardinal, um signo Fixo e um signo Mutável:

ElementoCardinalFixoMutável
FogoÁries/ CarneiroLeãoSagitário
TerraTouroVirgemCapricórnio
ÁguaCâncer/ CaranguejoEscorpiãoPeixes
ArLibra/ BalançaAquárioGêmeos/ Gémeos

Elementos na Astrologia

Como é a Personalidade dos Signos de Elemento Fogo?

Fogo simboliza o potencial de entusiasmo, a motivação e a criatividade. Com uma abrangência radiante, este Elemento possui uma energia que influencia a criatividade e as novas ideias, que atiça as aventuras e impulsiona a ação. Por outro lado, a energia efervescente de Fogo favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Na vida humana o Elemento Fogo representa a mente superconsciente.

Na Astrologia, Fogo é o Elemento da ação e do prazer de viver. Este Elemento abre portas para a criatividade e para  criação de novas ideias. 

Um signo regido por Fogo vive de forma intensa e apaixonada. Mas, justamente por serem nativos tão ativos e determinados, os signos conduzidos por este Elemento tendem a irritar-se com facilidade. Como as chamas, que muitas vezes são incontroláveis, os signos de Fogo costumam ser impulsivos.

Como é a Personalidade dos Signos de Elemento Terra?

Um signo de Terra tem, naturalmente, uma ligação com tudo o que é estável, realista e firme. Uma pessoa com uma maior influência dos signos terrestres, tem uma certa tendência para se preocupar mais com a segurança, a praticidade e com o que é material. Por este motivo, segue mais facilmente a razão do que a emoção, enfrentando a vida com uma postura bastante objetiva e segura.  

Como é a Personalidade dos Signos de Elemento Água?

De natureza sensível e intuitiva, um signo de Água tende a expressar e a captar sentimentos e emoções com uma maior facilidade. Sonhadores e românticos eternos, os nativos regidos por este Elemento gostam de surpreender os outros e costumam ser bons conselheiros. No entanto, toda esta emoção à flor da pele faz com que os signos de Água tenham alguma dificuldade em separar os assuntos pessoais dos profissionais.

Como é a Personalidade dos Signos de Elemento Ar?

Na Astrologia, o Ar é o Elemento chave da comunicação e da criatividade. Tal como o próprio nome indica, um signo de Ar tende a ser bastante “aéreo”, preferindo cultivar a mente, a imaginação e a comunicação.

Nativos regidos por este Elemento possuem uma ampla capacidade de se comunicar, além de terem entre as suas qualidades a criatividade e o poder de argumentação. 

Como o ar, personalidades conduzidas por este Elemento podem ser bastante voláteis: trocam rápida e facilmente de opinião e privilegiam a mudança e a liberdade nas suas vidas. 

Os Elementos na Astrologia