Índice
Perfis Astrais de Virgem e Sagitário e as suas Compatibilidades
Virgem procura uma utopia: a perfeição. Embora saiba que este atributo pertence aos Deuses, este nativo nunca deixa de trabalhar para a alcançar em todas as tarefas. Virgem apaixona-se poucas vezes mas, quando o amor acontece, é capaz de ser fiel a essa relação durante muito tempo. O amor de Virgem não usa sedução mas seriedade, não usa fantasia, mas verdade. Os seus relacionamentos são construídos em bases sólidas, objetivas, resultando de um elevado grau de confiança e conhecimento.
Segundo a Astrologia, Virgem goza de maior afinidade com Capricórnio, Touro, Câncer e Peixes. Estes signos compreendem a personalidade de Virgem e podem dar-lhe equilíbrio e estabilidade. A compatibilidade astral de Virgem é menor com Aquário e Leão. Com Sagitário, existe grande química sexual. Porém, a afinidade entre estas duas personalidades é diminuta, o que torna a relação difícil fora do quarto.
Virgem – 24 de agosto a 23 de setembro
Qualidade: Frio e Seco | Temperamento: Melancólico |
Elemento: Terra | Signo Oposto: Peixes |
Modo: Mutável | Maior Afinidade: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes |
Polaridade: Feminino (ou Yin) | Menor Afinidade: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário |
Sagitário – 23 de novembro a 21 de dezembro
Qualidade: Quente e Seco | Temperamento: Colérico |
Elemento: Fogo | Signo Oposto: Gêmeos |
Modo: Mutável | Maior Afinidade: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário |
Polaridade: Masculino (ou Yang) | Menor Afinidade: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes |
Compatibilidade de Virgem com Sagitário
Virgem, é um signo Terra, Mutável, regido por Mercúrio, o astro do rigor, precisão e da comunicação. Tem um temperamento favorável, fiel e amável e, a capacidade de fazer com que os outros se sintam especiais e desejadas. Sagitário, é um signo do Elemento Fogo, regido por Júpiter, dual, extremamente adaptável, com duas facetas de caráter distintas. É um signo afortunado que não se importa de partilhar a sua boa sorte.
Virgem e Sagitário são signos em "Quadratura", configuração astrológica que gera tensão e conflito um com o outro. Este Aspeto pode representar um desafio ou impor uma solução. Tanto pode ter um efeito energizante como provocar um conflito ou bloqueio, dependendo dos planetas envolvidos. Caso as Luas ou os Ascendentes de ambos os nativos estejam em harmonia, a relação pode ser mais harmoniosa. Contudo, o facto de estarem em Quadratura não significa que não haja atração entre eles.
Virgem e Sagitário têm personalidades pouco compatíveis. Virgem é a pessoa do dever por excelência. É uma autêntica formiguinha que trabalha arduamente, sem descanso, sem desânimo e de modo consistente. Conhece e joga segundo as regras, com vista ao cumprimento dos seus objetivos e do trabalho que desenvolve ao serviço dos outros.
Embora exista química sexual entre eles, assim que deixam o quarto, têm muita dificuldade em realizar alguma coisa juntos. O ardor sexual do Sagitário pode ter dificuldade em lidar com a postura bastante introvertida de Virgem, mas o nativos Sagitário pode apreciar a lealdade de Virgem quando a expressão da personalidade deste se toma menos inibida. Apesar de o sentimento romântico e a atração sexual poderem aproximar as pessoas, se o casal não for capaz de gerir as restantes questões que envolvem e implicam a vida em conjunto, a relação tem poucas hipóteses de ser bem sucedida ao longo do tempo.
Virgem é preciso, metódico e ordenado. Tem resposta para tudo, resultado do seu intenso e cuidado planeamento. Todos os detalhes são considerados, as variáveis analisadas, os riscos ponderados. Quando Virgem e Sagitário se envolvem em alguma tarefa conjunta, a atenção de Virgem aos detalhes aborrece e frustra Sagitário. Por seu turno, a tendência de Sagitário em cortar custos, faz com que Virgem se sinta nervoso e inseguro.
Apesar de não ser fácil conseguir uma combinação harmoniosa entre Virgem e Sagitário, um precisa do outro, porque o entusiasmo não refreado pelo bom senso pode levar Sagitário a atos temerários e imprudentes, enquanto Virgem precisa de visão, imaginação e um toque de ousadia para escapar ao lugar-comum.
Como os Signos de Terra e Fogo se Relacionam entre Si
Numa relação amorosa, os hábitos e as rotinas exigidas por Terra podem arrefecer o desejo de Fogo, que precisa de ser constantemente alimentado. Terra tem dificuldade em adaptar-se a esta necessidade constante de paixão exuberante de Fogo. Contudo, a combinação dos elementos Terra e Fogo resulta numa atração física e desejo intensos. Mais uma coisa joga a favor da relação destes nativos – ambos são dados a gestos de ternura e à meiguice.
O dinamismo efervescente, vivaço e não conformista de Fogo atrai a total convencionalidade e prudência de Terra. No entanto, quando numa relação amorosa, estes dois elementos podem ter alguma dificuldade em adaptar-se – Terra aprecia a constância e segurança do futuro e Fogo adora a mudança e paixão constantes, pelo que haverá sempre uma resistência, onde os aspetos mundanos de Terra abafam os desejos intensos de Fogo, que vive e respira para o momento presente.
Caso Terra tente assegurar a todo o custo uma relação com Fogo, pode acabar por ceder à pressa de Fogo, anulando-se. Por outro lado, o seu companheiro de Fogo pode ver nessa atitude não uma tentativa para melhorar a convivência entre ambos, mas sim apatia, acabando a reclamar da rotina e monotonia do relacionamento. Isto poderá estimular as qualidades explosivas de Fogo, o que possivelmente resultará em fúria e irritabilidade. Consequentemente, Terra tentará conter tais erupções, ou será completamente repelida. Se nenhum conseguir chegar a termos com os opostos, o inconsciente intervirá e a relação “ideal” desfaz-se.
Segundo a Astrologia, os signos do Zodíaco que partilham a mesma carga energética, ou Elemento Primordial (Fogo, Terra, Ar, Água), energizam-se mutuamente enquanto que signos de Elementos distintos podem ter maior dificuldade em relacionar-se entre si. Fogo segue a máxima "é melhor viajar com esperança, do que chegar"; Terra prefere a "chegada"; Ar funciona "em função do intelecto e da lógica"; Água segue "o fluxo e refluxo da maré dos sentimentos". Em conjunto, os quatro Elementos representam opostos mas, também, a complementaridade dos arquétipos astrológicos.
O Elemento Terra e a Personalidade Astral
A personalidade do Elemento Terra é paciente e perseverante e tem uma relação muito particular com o tempo. Ao contrário do Elemento Fogo, Terra precisa de se fixar, de criar raízes, baseando aí o desenvolvimento de todos os aspetos da sua vida.
O temperamento deste Elemento é Melancólico, sendo pouco exuberante na sua expressão, mas muito concretizador nas suas ações. O seu foco de atenção é a realidade objetiva, o que lhe confere muita solidez e segurança. Tende a lidar melhor com factos do que com ideias. É geralmente engenhoso e bom investigador.
Em termos emocionais é pouco demonstrativo e, tal como o Colérico, é rígido na sua sensibilidade. No entanto, a qualidade Frio torna-o bastante suscetível, tendendo à tristeza, ao pessimismo e, quando emocionalmente desequilibrado, à depressão.
- Para saber mais sobre como o Elemento Terra pode ajudar a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.
O Elemento Fogo e a Personalidade Astral
O nativo de Fogo é dinâmico, empreendedor, fisicamente ativo e cheio de energia. Dominado pelo entusiasmo, tem uma certa tendência para se exprimir com exagero e em excesso. De temperamento Colérico, o génio destes nativos inflama-se facilmente - todos os que convivem com uma pessoa deste Elemento, conhece bem as suas explosões típicas de mau humor.
Em termos emocionais, o temperamento de Fogo, é pouco demonstrativo e a sua “secura” pode torná-lo rígido e até insensível. A impaciência torna-o pouco gracioso nas suas expressões, chegando à rudeza e à hostilidade.
Reage com grande intensidade a ameaças ou desafios exteriores, podendo ser conflituoso ou mesmo violento. Em casos extremos, a combinação entre a falta de sensibilidade e facilidade com que expressa a sua raiva pode torná-lo cruel.
- Para saber mais sobre como o Elemento Fogo ajuda a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.
Compatibilidades dos Signos do Zodíaco na Astrologia
As afinidades nos relacionamentos manifestam-se das mais variadas formas e a Astrologia pode dar algumas pistas sobre a forma como os signos interagem entre si. A Astrologia diz-nos que as maiores compatibilidades surgem quando duas pessoas pertencem ao mesmo elemento astrológico, já que partilham a mesma visão da realidade e têm uma forma de ser e de estar semelhantes.
Da mesma forma, a atração entre dois signos opostos pode ser instantânea e o relacionamento é, tendencialmente, harmonioso. No entanto, isto não significa que não haja afinidades entre pessoas pertencentes a signos de elementos diferentes. Onde há amor, afeto e compreensão, a vida acontece. A forma como a relação como evolui depende de muitos fatores, sendo os perfis astrológicos apenas um deles.
Este é o resultado para os perfis astrológicos dos signos que escolheu tendo como base a análise da compatibilidade entre os temperamentos, energias e características. Esta análise é baseada em dados gerais, sendo válida para todos os tipos de relações, sejam de amor, amizade ou trabalho.
Um estudo detalhado e personalizado só é possível através de um relatório de sinastria. Apesar de os perfis dos signos permitirem deduzir se são mais ou menos compatíveis entre si, só através do mapa astral é possível fazer uma interpretação realista e retirar verdadeiras conclusões.
Lembre-se que as relações são influenciadas por múltiplas variáveis, sendo a astrológica apenas uma delas. Vontade, empenho e livre escolha, condicionam a forma como as relações podem ou não progredir de modo favorável. Qualquer relacionamento, independentemente da influência dos astros, pode funcionar desde que haja vontade que tal aconteça, por ambas as partes.