Índice
Perfil Astral de Capricórnio e as suas Compatibilidades
Capricórnio tem a fama de se entregar dificilmente, a não ser a ele próprio. Não tem por hábito seduzir mas pode ser o porto de abrigo da pessoa que tem a seu lado. Confiável, tem a segurança, paciência e determinação necessárias para permanecer firme ao lado da pessoa amada, em todas as circunstâncias da vida. Apesar disso, estará sempre ciente das considerações práticas de qualquer romance.
As personalidades astrais mais compatíveis com Capricórnio são os signos do Elemento Terra, ou seja, Touro e Virgem. Capricórnio também tem boa afinidade com Escorpião. Virgem e Escorpião são excelentes parceiros de negócios para Capricórnio, bem como parceiros românticos. Câncer e Capricórnio são parceiros naturais, com Câncer centrado no seu papel de cuidador do lar e Capricórnio preocupado com o sustento financeiro da família. A ligação Capricórnio e Leão pode resultar, mas com dificuldade, uma vez que estes signos têm pouco em comum e não se sentem atraídos pela personalidade um do outro. Capricórnio tem uma grande química sexual com Áries e Libra, mas a relação com estes signos pode ser demasiado tensa para funcionar.
Capricórnio – 22 de dezembro a 20 de janeiro
Qualidade: Frio e Seco | Temperamento: Melancólico |
Elemento: Terra | Signo Oposto: Câncer |
Modo: Cardinal | Maior Afinidade: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes |
Polaridade: Feminino (ou Yin) | Menor Afinidade: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário |
Compatibilidade de Capricórnio com Capricórnio
Capricórnio, é um signo Terra, regido por Saturno, que não confia na sorte, mas no trabalho árduo e na força da persistência.
Capricórnio é reservado em tudo o que faz. Prefere a qualidade à quantidade e, na verdade, consegue viver feliz com muito pouco. Não tem qualquer problema em assumir compromissos, na sua vida pessoal e profissional, mas convive mal com o fracasso. Contudo, quando percebe que precisa de tomar uma decisão radical para se manter no topo, não tem medo de arriscar e de tomar medidas objetivas e concretas.
Numa relação Capricórnio / Capricórnio, ambos os nativos partilham o mesmo gosto pela privacidade e discrição e lutam por alcançar os mesmos objetivos. Sendo do mesmo signo, compreendem-se como ninguém. Quando se apercebem dos ganhos em comum, investem na relação e soltam as suas emoções, o que faz a felicidade um do outro.
Sendo um signo do Elemento Terra, precisam de segurança. Com os pés bem assentes no chão, são pragmáticos, rigorosos e disciplinados. Se tiverem um projeto de vida comum, ambos trabalharão zelosamente para atingir os seus objetivos. A sua visão da vida e da família é tradicionalista. Baseiam as suas relações na confiança e na fidelidade. Mesmo que a relação enfraqueça, continuaram ligados um ao outro.
Em modo negativo, Capricórnio sente-se de tal forma desconfortável com as emoções que não consegue dar apoio emocional ao companheiro, o que muitas vezes faz com que não tenha sucesso nas relações. Tem dificuldade em admitir os seus próprios erros levando-o a culpar os outros do seu afastamento.
Há, no entanto, Capricórnios que são deliciosamente românticos. Mas não deixarão que as suas emoções os ceguem para os factos. Os nativos deste signo não são muito favoráveis a demonstrações públicas de afeto. Capricórnio gosta de ser reservado e ter o seu espaço muito bem definido. Paixões nuas, cruas e descontroladas embaraçam-nos.
Um relacionamento entre estes dois nativos irá obrigá-los a decidir quem manda. Ambos são líderes natos e nem um nem o outro gosta de receber ordens. Capricórnio tende a melhorar com a idade. A maturidade traz-lhe uma certa flexibilidade e fá-los abandonar algumas preocupações e responsabilidades, deixando-lhe tempo para gozar os prazeres da vida.
Como os Signos de Terra se Relacionam entre Si
Longo, lento e sensual - quando finalmente se entendem. Estes dois são absolutamente fiéis, e achariam difícil separar-se.
A combinação dos Elementos Terra possui os requisitos necessários à durabilidade de um relacionamento. Terra é um Elemento que valoriza todas as formas convencionais do namoro. No entanto, apesar do seu aparente conservadorismo e de alguma relutância na manifestação de afeto físico, este Elemento aprecia a sensualidade e tem tendência para os prazeres carnais.
No entanto, as pessoas Terra preocupam-se com o equilíbrio dos relacionamentos tal e qual como se preocupam com a estabilidade nas suas vidas. Aliás, a estrutura sobre a qual fundam a sua vida raramente muda de forma. Isto traduz-se na constante rotina que se processa no seu quotidiano.
Nos relacionamentos, Terra espera de igual forma que o companheiro siga este padrão: precisa de sentir que pode confiar na pessoa que tem ao seu lado. Isto é bom para uma relação entre duas personalidades Terra, porque ambos possuem um nítido sentido de lealdade e dever que os obriga a ajustar-se à rotina.
O problema que define esta relação é a consequência de uma ligação demasiado estreita com a segurança e a rotina, que a pode tornar entediante. No entanto, esta é uma aliança bastante promissora, pois são pessoas que exigem o mesmo da vida e que traçam os mesmos planos para o futuro. Com base em valores como a lealdade e proteção, quando estes dois se alinham, entram em perfeita sintonia.
Segundo a Astrologia, os signos do Zodíaco que partilham a mesma carga energética, ou Elemento Primordial (Fogo, Terra, Ar, Água), energizam-se mutuamente enquanto que signos de Elementos distintos podem ter maior dificuldade em relacionar-se entre si. Fogo segue a máxima "é melhor viajar com esperança, do que chegar"; Terra prefere a "chegada"; Ar funciona "em função do intelecto e da lógica"; Água segue "o fluxo e refluxo da maré dos sentimentos". Em conjunto, os quatro Elementos representam opostos mas, também, a complementaridade dos arquétipos astrológicos.
O Elemento Terra e a Personalidade Astral
A personalidade do Elemento Terra é paciente e perseverante e tem uma relação muito particular com o tempo. Ao contrário do Elemento Fogo, Terra precisa de se fixar, de criar raízes, baseando aí o desenvolvimento de todos os aspetos da sua vida.
O temperamento deste Elemento é Melancólico, sendo pouco exuberante na sua expressão, mas muito concretizador nas suas ações. O seu foco de atenção é a realidade objetiva, o que lhe confere muita solidez e segurança. Tende a lidar melhor com factos do que com ideias. É geralmente engenhoso e bom investigador.
Em termos emocionais é pouco demonstrativo e, tal como o Colérico, é rígido na sua sensibilidade. No entanto, a qualidade Frio torna-o bastante suscetível, tendendo à tristeza, ao pessimismo e, quando emocionalmente desequilibrado, à depressão.
- Para saber mais sobre como o Elemento Terra pode ajudar a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.
Compatibilidades dos Signos do Zodíaco na Astrologia
As afinidades nos relacionamentos manifestam-se das mais variadas formas e a Astrologia pode dar algumas pistas sobre a forma como os signos interagem entre si. A Astrologia diz-nos que as maiores compatibilidades surgem quando duas pessoas pertencem ao mesmo elemento astrológico, já que partilham a mesma visão da realidade e têm uma forma de ser e de estar semelhantes.
Da mesma forma, a atração entre dois signos opostos pode ser instantânea e o relacionamento é, tendencialmente, harmonioso. No entanto, isto não significa que não haja afinidades entre pessoas pertencentes a signos de elementos diferentes. Onde há amor, afeto e compreensão, a vida acontece. A forma como a relação como evolui depende de muitos fatores, sendo os perfis astrológicos apenas um deles.
Este é o resultado para os perfis astrológicos dos signos que escolheu tendo como base a análise da compatibilidade entre os temperamentos, energias e características. Esta análise é baseada em dados gerais, sendo válida para todos os tipos de relações, sejam de amor, amizade ou trabalho.
Um estudo detalhado e personalizado só é possível através de um relatório de sinastria. Apesar de os perfis dos signos permitirem deduzir se são mais ou menos compatíveis entre si, só através do mapa astral é possível fazer uma interpretação realista e retirar verdadeiras conclusões.
Lembre-se que as relações são influenciadas por múltiplas variáveis, sendo a astrológica apenas uma delas. Vontade, empenho e livre escolha, condicionam a forma como as relações podem ou não progredir de modo favorável. Qualquer relacionamento, independentemente da influência dos astros, pode funcionar desde que haja vontade que tal aconteça, por ambas as partes.