Cada um dos 12 signos do Zodíaco, espelha as “regras” naturais considerando vários aspetos: as Qualidades Primordiais, a base de tudo, os Elementos, os Modos (ou Modalidades), as Polaridades e os Planetas. Cada signo tem uma relação com o seu parceiro do outro lado do Zodíaco. Na Astrologia, o termo Polaridade expressa esse facto.
Na Astrologia, todas as energias são necessárias para um fluxo energético equilibrado. O campo de ação energético não é estanque e os diferentes tipos de energia interagem entre si e complementam-se mutuamente.
Índice
Qualidades Primordiais dos Signos e Polaridade
As Qualidades Primordiais da matéria moldam as características básicas da personalidade dos signos. Organizadas em dois eixos “Quente e Frio” e “Seco e Húmido”, permitiram fazer uma primeira categorização dos signos. A partir desta definição base, partiu-se para um outro conceito - o dos Elementos (ou Triplicidades): Fogo, Terra, Ar e Água, sendo que:
- Signos do Elemento Fogo - formado pelas Qualidades Primitivas "Seco e Quente" - Áries/ Carneiro), Leão, Sagitário.
- Signos do Elemento Terra - formado pelas Qualidades Primitivas "Seco e Frio" - Touro, Virgem, Capricórnio.
- Signos do Elemento Ar - formado pelas Qualidades Primitivas "Húmido e Quente" - Gêmeos, Libra/ Balança, Aquário.
- Signos do Elemento Água - formado pelas Qualidades Primitivas "Húmido e Frio" - Câncer/ Caranguejo), Escorpião, Peixes.
A partir desta classificação, os signos foram agrupados em:
- Signos de Fogo e Ar - possuem polaridade Positiva (também designados como Masculinos, Ativos ou Yang).
- Signos de Água e Terra - possuem polaridade Negativa (também conhecidos como Femininos, Passivos ou Yin).
O conceito de Polaridade Negativa (Yin na Astrologia Chinesa), não constitui um juízo de valor mas sim uma indicação de que a personalidade destes signos é introvertida e recetiva. Em contrapartida, os signos de Polaridade Positiva (Yang na Astrologia Chinesa), são considerados extrovertidos e autoexpressivos.
Signos Polares ou Opostos
Os signos polares ou opostos afetam-se entre si: cada signo tem uma relação com o seu parceiro do outro lado do Zodíaco. Ou seja:
- Áries - Balança (mesma polaridade e mesma modalidade = ambos são signos Masculinos e Cardinais)
- Touro - Escorpião (mesma polaridade e mesma modalidade = ambos são signos Femininos e Fixos)
- Gêmeos - Sagitário (mesma polaridade e mesma modalidade = ambos são signos Masculinos e Mutáveis)
- Câncer - Capricórnio (mesma polaridade e mesma modalidade = ambos são signos Femininos e Cardinais)
- Leão - Aquário (mesma polaridade e mesma modalidade = ambos são signos Masculinos e Fixos)
- Virgem - Peixes (mesma polaridade e mesma modalidade = ambos são signos Femininos e Mutáveis)
Polaridade e Personalidade Astrológica
O conceito de Polaridade relaciona-se com o eixo Ascendente / Descendente. Ambos os elementos são importantes na análise da nossa personalidade astrológica.
Enquanto que o Ascendente reflete o modo como nos vemos, o Descendente espelha o modo como os outros nos veem. Em conjunto, ambos os elementos constituem aquilo que somos e o que projetamos para o exterior. Na Astrologia, a polaridade, em vez de dividir, liga, relaciona e complementa duas metades, aparentemente, separadas e opostas, tornando-as numa entidade una.
Na Astrologia, o conceito de Polaridade relaciona-se com o eixo Ascendente - Descendente. Ambos os elementos são importantes na análise da nossa personalidade astrológica.
Enquanto que o Ascendente reflete o modo como nos vemos, o Descendente espelha o modo como os outros nos veem. Em conjunto, ambos os elementos constituem aquilo que somos e o que projetamos para o exterior. Na Astrologia, a Polaridade, em vez de dividir, liga, relaciona e complementa duas metades, aparentemente, separadas e opostas, tornando-as numa entidade una.
Ao passo que o nosso signo corresponde à nossa essência mais profunda, às qualidades que reconhecemos e aceitamos em nós próprios, o signo oposto, representa aquilo que achamos que não somos. São as qualidades que rejeitamos, reprimimos, negamos, ignoramos ou que recusamos reconhecer na nossa personalidade.
No entanto, curiosamente, é possível sentirmo-nos atraídos pelas qualidades do nosso signo oposto quando nos relacionamos com pessoas desse mesmo signo. Podemos explicar este magnetismo pela força da atração dos opostos “os opostos atraem-se”.