Índice
Perfis Astrais de Gêmeos e Virgem e as suas Compatibilidades
Gêmeos, assenta todos os seus relacionamentos no bom humor. Este nativo tem uma personalidade leve, de bem com a vida, o que o leva a rejeitar tudo o que são ofensas, afrontas e insultos. Dificilmente se mantém numa relação onde não haja alegria ou um ambiente ameno. No romance, o primeiro impulso de Gêmeos é agradar. Quando está realmente empenhado na conquista, consegue seduzir apenas com o seu dom inato com as palavras. Cortês, sabe como realçar as qualidades e autoestima do outro, seduzindo-o ao seu charme.
Em termos de compatibilidade astral, as melhores correspondências para Gêmeos são Libra, Leão, Aquário e Áries. Esses signos conseguem atrair a atenção de Gêmeos. Também equilibram a personalidade deste nativo, dando-lhe motivação e estabilidade.
Os relacionamentos mais difíceis para Gêmeos são Escorpião e Touro. Esses signos pouco têm comum com Gêmeos, e as diferenças podem ser difíceis de conciliar. Embora não tão difícil como com Escorpião e Touro, a relação entre Gêmeos e Peixes também pode ser bastante desafiante para ambos os signos.
Gêmeos – 22 de maio a 21 de junho
Qualidade: Quente e Húmido | Temperamento: Sanguíneo |
Elemento: Ar | Signo Oposto: Sagitário |
Modo: Mutável | Maior Afinidade: Áries, Leão, Sagitário, Gêmeos, Libra, Aquário |
Polaridade: Masculino (ou Yang) | Menor Afinidade: Câncer, Escorpião, Peixes, Touro, Virgem, Capricórnio |
Virgem – 24 de agosto a 23 de setembro
Qualidade: Frio e Seco | Temperamento: Melancólico |
Elemento: Terra | Signo Oposto: Peixes |
Modo: Mutável | Maior Afinidade: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes |
Polaridade: Feminino (ou Yin) | Menor Afinidade: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário |
Compatibilidade de Gêmeos com Virgem
Gêmeos, signo Ar, Mutável, regido por Mercúrio, é comunicativo, espirituoso e adaptável. É honesto, por vezes até em demasia, e não tolera ciúmes e opressão. Virgem, é um signo Terra, Mutável, regido por Mercúrio, o astro do rigor, precisão e da comunicação. Tem um temperamento favorável, fiel e amável e, a capacidade de fazer com que os outros se sintam especiais e desejadas.
Gêmeos é um signo do Elemento Ar e Virgem de Terra, o que dá origem a diferenças significativas. Enquanto Ar procura a experiência e a liberdade, Terra procura segurança e dependência. Os signos de Ar, ao contrário dos signos de Terra, vivem “desenterrados”, sem raízes. São pessoas sem ligações estáveis. Esta condição é particularmente sensível no Gêmeos que é simultaneamente mercuriano e Mutável.
A ligação entre Gêmeos e Virgem pode ser muito boa, mas nunca será amor à primeira vista. Será um relacionamento construído em bases sólidas, objetivas, resultando de um elevado grau de confiança e conhecimento mútuos.
Gêmeos e Virgem partilham o mesmo temperamento analítico e o gosto comum pelo desenvolvimento intelectual, mas o feitio leve e despreocupado de Gêmeos não corresponde à maneira de ser de Virgem. Este nativo, sério, consciencioso e profundamente disciplinado, é ordeiro em relação a tudo, inclusive, nos seus relacionamentos. Gêmeos fica facilmente entediado e só uma pessoa especial consegue prender a sua atenção.
Virgem procura uma utopia: a perfeição. Embora saiba que este atributo pertence aos Deuses, este nativo nunca deixa de trabalhar para a alcançar em todas as tarefas. Virgem apaixona-se poucas vezes mas, quando o amor acontece, é capaz de ser fiel a essa relação durante muito tempo. O amor de Virgem não usa sedução mas seriedade, não usa fantasia, mas verdade. É pouco carinhoso, não acredita no fogo da paixão, no amor à primeira vista, no sofrimento por amor ou em tragédias sentimentais.
Gêmeos, por seu lado, é ligeiro, rápido, apreciador do movimento e da mudança constantes, das surpresas, do inesperado e da troca de informações. Rotular e arquivar é, para ele, uma perda de tempo. É preciso avançar para novas coisas e outras informações, em vez de gastar o seu tempo precioso em arquivo. Precisa de liberdade, de novas experiências, de estar com outras pessoas, de trocar ideias.
Virgem é a personificação do dever por excelência. É uma pessoa devota, que consagra a sua vida ao serviço dos outros, dos filhos, da pessoa amada, dos pais, dos doentes, … Pode-se contar sempre com o seu apoio porque tem a força de Terra mas a influência de Mercúrio dá-lhe uma abertura maior para o mundo da inteligência.
Virgem não ama sozinho e recusa-se a sofrer por amor. Gêmeos (ou qualquer outro signo) tem que se esforçar muito para o conquistar. Virgem valoriza muito a sua intimidade, e tem dificuldade em deixar que as outras pessoas destabilizem o seu mundo super organizado. Idealmente, este nativo, precisa de alguém que tenha um grande sentimento de empatia, paciência, compreensão, que o saiba seduzir suavemente, que seja humilde e otimista.
Um grande problema de Virgem é que ele tem o hábito de criticar a quem ama. A sua intenção é aperfeiçoar o comportamento do companheiro, mas o efeito acaba por ser o contrário. De facto, para ele, a crítica é uma grande prova de amor, de que se interessam e estão envolvidos.
Tudo isto pode fazer pensar que estes dois nativos não têm muito em comum, mas existe um magnetismo que os atrai. Gêmeos deverá esforçar-se por dar a Virgem a estabilidade de que este tanto precisa e, principalmente, de manifestar os seus sentimentos e ternura uma vez que, apesar de Virgem não o demonstrar, tem uma necessidade absoluta de se sentir amado. Gêmeos é mais brincalhão do que arrumado, por isso, pode aprender com o seu parceiro a ser mais responsável.
Como os Signos de Ar e Terra se Relacionam entre Si
Ar considera Terra demasiado séria, e Terra irrita-se com a frivolidade de Ar, mas este pode ser o rochedo de que Ar precisa.
Os Elementos Terra e Ar possuem traços em comum: ambos procuram incessantemente pelas verdades da vida no mundo exterior e objetivo, onde tudo precisa de uma razão de ser. No entanto, apesar das suas aparentes semelhanças, estes nativos funcionam de diferente modo: enquanto Terra procura segurança e dependência, Ar procura a experiência e a liberdade.
Também no campo afetivo estes Elementos se diferenciam: Terra tende a envolver-se mais no mundo das emoções e quando decide comprometer-se numa relação, pensa sempre em construir um futuro baseado no mundo real. Este Elemento satisfaz-se com o palpável e encontra-se bem sintonizado com os sentidos e desejos do corpo. Já Ar não vive de sensações físicas e demonstrações de amor, tendendo a afastar-se dos assuntos emocionais.
Estes Elementos podem combinar bem se Ar permitir que a sua efervescência e espontaneidade sejam controlados pela realidade e segurança de Terra. Contudo, esta necessidade de segurança, se transformada em possessividade e ciúme por parte de Terra, pode conduzir à separação ou ao afastamento.
Segundo a Astrologia, os signos do Zodíaco que partilham a mesma carga energética, ou Elemento Primordial (Fogo, Terra, Ar, Água), energizam-se mutuamente enquanto que signos de Elementos distintos podem ter maior dificuldade em relacionar-se entre si. Fogo segue a máxima "é melhor viajar com esperança, do que chegar"; Terra prefere a "chegada"; Ar funciona "em função do intelecto e da lógica"; Água segue "o fluxo e refluxo da maré dos sentimentos". Em conjunto, os quatro Elementos representam opostos mas, também, a complementaridade dos arquétipos astrológicos.
O Elemento Ar e a Personalidade Astral
Os signos de Ar são, sobretudo, mentais e intelectuais. Ar é mestre em relacionar conceitos. O Elemento Ar reúne a característica Húmido que lhe transmite uma grande maleabilidade mental, esta flexibilidade em pensar sobre as coisas e refletir. São personalidade abrangentes, com uma visão ampla, ao contrário das pessoas do Elemento Terra, que tendem para a concentração, para o foco, para o detalhe.
Nas relações, a personalidade Ar é sensível e sedutora e dá mais relevo à inteligência. Para os nativos deste Elemento, os melhores companheiros são os do signo Terra. Estes, ensinam-lhes os meios de concretizar as suas ideias o que, sem a sua ajuda, permaneceria puramente abstrato.
- Para saber mais sobre como o Elemento Ar pode ajudar a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.
O Elemento Terra e a Personalidade Astral
A personalidade do Elemento Terra é paciente e perseverante e tem uma relação muito particular com o tempo. Ao contrário do Elemento Fogo, Terra precisa de se fixar, de criar raízes, baseando aí o desenvolvimento de todos os aspetos da sua vida.
O temperamento deste Elemento é Melancólico, sendo pouco exuberante na sua expressão, mas muito concretizador nas suas ações. O seu foco de atenção é a realidade objetiva, o que lhe confere muita solidez e segurança. Tende a lidar melhor com factos do que com ideias. É geralmente engenhoso e bom investigador.
Em termos emocionais é pouco demonstrativo e, tal como o Colérico, é rígido na sua sensibilidade. No entanto, a qualidade Frio torna-o bastante suscetível, tendendo à tristeza, ao pessimismo e, quando emocionalmente desequilibrado, à depressão.
- Para saber mais sobre como o Elemento Terra pode ajudar a caracterizar a personalidade dos signos, siga esta ligação.
Compatibilidades dos Signos do Zodíaco na Astrologia
As afinidades nos relacionamentos manifestam-se das mais variadas formas e a Astrologia pode dar algumas pistas sobre a forma como os signos interagem entre si. A Astrologia diz-nos que as maiores compatibilidades surgem quando duas pessoas pertencem ao mesmo elemento astrológico, já que partilham a mesma visão da realidade e têm uma forma de ser e de estar semelhantes.
Da mesma forma, a atração entre dois signos opostos pode ser instantânea e o relacionamento é, tendencialmente, harmonioso. No entanto, isto não significa que não haja afinidades entre pessoas pertencentes a signos de elementos diferentes. Onde há amor, afeto e compreensão, a vida acontece. A forma como a relação como evolui depende de muitos fatores, sendo os perfis astrológicos apenas um deles.
Este é o resultado para os perfis astrológicos dos signos que escolheu tendo como base a análise da compatibilidade entre os temperamentos, energias e características. Esta análise é baseada em dados gerais, sendo válida para todos os tipos de relações, sejam de amor, amizade ou trabalho.
Um estudo detalhado e personalizado só é possível através de um relatório de sinastria. Apesar de os perfis dos signos permitirem deduzir se são mais ou menos compatíveis entre si, só através do mapa astral é possível fazer uma interpretação realista e retirar verdadeiras conclusões.
Lembre-se que as relações são influenciadas por múltiplas variáveis, sendo a astrológica apenas uma delas. Vontade, empenho e livre escolha, condicionam a forma como as relações podem ou não progredir de modo favorável. Qualquer relacionamento, independentemente da influência dos astros, pode funcionar desde que haja vontade que tal aconteça, por ambas as partes.