É muito possível que já tenha lido as características dos signos do Zodíaco e não se identifique com todas aquelas que são atribuídas ao seu. É natural. A personalidade astral de cada um de nós resulta de múltiplas influências cósmicas e não apenas do signo solar - o que melhor conhecemos e identificamos.
O Zodíaco foi criado pelos antigos como um instrumento de medida do tempo. Mais tarde, foi envolvido na classificação das personalidades ou nas tentativas de previsão do futuro. Os signos foram ligados a divindades e a mitos que criam uma ligação em relação ao comportamento e motivações humanos. Apesar da antiguidade deste sistema, muitos arquétipos ainda se mantêm atuais, já que se inspiraram na essência da natureza e das aspirações humanas.
Índice
Características dos Signos e Mapa Astral
O seu signo solar corresponde à sua essência. Representa aquilo que é, a forma como sente, como vive as suas emoções e se expressa a um nível mais profundo e íntimo. No mapa astrológico, as doze Casas mostram, de forma simplificada, a posição dos planetas e o modo como a energia de cada um deles rege as diferentes áreas da sua vida.
É com base nesta informação que conhecemos o nosso signo solar e todas as outras influências da nossa personalidade astrológica. Contudo, as características dos signos foram definidas através de um conjunto de noções e cada pessoa é única, mesmo quando nasce sob o mesmo signo. Talvez por isso, se possa identificar, por vezes, com características de outros signos que não o do seu signo solar.
O Signo Ascendente mostra-nos como somos, a posição da Lua rege as emoções e a forma como lidamos com a nossa vida afetiva. Já Mercúrio envolve a comunicação e assim por diante.
Traços Gerais da Personalidade Astrológica dos Signos
Para conhecer a sua personalidade astrológica, precisa de fazer um mapa astrológico e, a partir da sua interpretação, explorar todas as facetas da sua personalidade e de que modo são influenciadas por cada um dos astros considerados na Astrologia.
O signo conhecido pela maioria de nós e que lemos no horóscopo todos os dias ou semanas, coincide com a posição que o Sol ocupava no nosso mapa astrológico no momento do nosso nascimento - é o denominado signo Solar. Este, representa o nosso “Eu” interior, o nosso “Ego”. De modo geral, transmite a nossa essência, aquilo que realmente somos.
- Áries/ Carneiro - Entusiasmo, jovialidade, ação, extroversão positivo em relação à vida.
- Touro - Rotina, segurança emocional e material, praticidade, de grande beleza pelo amor, amante sensual e amante do luxo.
- Gémeos - Rapidez de raciocínio, liberdade de expressão, dualidade, positividade.
- Câncer/ Caranguejo - Mudanças de humor, simpatia, emoções fortes, imaginação, intuição.
- Leão - Personalidade brilhante, confiança, sensível, desejo de criação, criatividade.
- Virgem - Trabalhador, crítico, preocupado, grande potencial intelectual.
- Libra/ Balança - Imparcialidade, diplomacia, grande sentido de justiça, indecisão.
- Escorpião - Grande energia física e emocional, amor ardente, apaixonado, positividade.
- Sagitário - Versatilidade, força física, energia, corpo e mente funcionam como um só.
- Capricórnio - Tradicional, grande sentido de humor, prático, extrovertido, direto, bom senso.
- Aquário - Individualista, amigável, personalidade fascinante, ar misterioso, necessidade de privacidade.
- Peixes - Potencial máximo de expressão, gentil, inspiração, sensibilidade, emoção, crítico.
Sinastria & Compatibilidade Astral
Descubra a sua Compatibilidade Astral com todos os Signos do Zodíaco.
Como é Definido o Mapa Astrológico e como se Relaciona com as Características dos Signos
O mapa astral é definido segundo a data, o horário e as coordenadas geográficas do local de nascimento. Para além da posição do signo solar, o mapa astrológico indica a posição:
- Dos planetas;
- Das Casas;
- O Meio do Céu (que lhe diz com o que mais se identifica na vida e as características da sua personalidade que se esforça por mostrar);
- O Fundo do Céu ou IC (que simboliza as suas raízes e relaciona-se fortemente com a Casa 4 e com os temas por ela governados);
- Do signo Ascendente;
- Do signo Descendente (que corresponde à 7ª Casa, o domínio dos relacionamentos), e de muitas outras características astrais que ajudam a desenhar o perfil astrológico.
O Ascendente corresponde à “persona”, às bases da personalidade, mostra como se adapta ao seu ambiente e ao modo como é vistos pelos outros e que pode, nem sempre, corresponder ao nosso “Eu”, à pessoa que somos no nosso interior. O Ascendente é o ponto inicial da interpretação de um mapa.
Os planetas junto ao Ascendente podem mostrar-lhe como se está a comportar ou a sentir. Se Mercúrio estiver presente e em conjunção com o Ascendente, o seu estado de espírito pode ser mais lógico. Se for Vénus, poderá sentir-se mais romântico. Se Saturno estiver no seu Ascendente, pode estar num estado de espírito sério ou deprimido. Júpiter encoraja o otimismo e por ai fora.
A posição da Lua no mapa é, igualmente relevante para a personalidade astral, já que representa as emoções, a intuição e a sua imagem social. Numa leitura do seu mapa astrológico, a posição da Lua representa a ação e simboliza o que passou e o que ainda está para vir. Se a Lua não estiver numa posição relevante no seu mapa, ou mesmo ausente, significa que está num beco sem saída.
A posição de Mercúrio ajuda a compreender o modo como comunicamos, como expressamos as nossas ideias. A personalidade astral é o conjunto de todas estas influências planetárias considerando a posição de todos os planetas e de todos os signos que caracterizam cada uma das áreas da nossa personalidade e da nossa vida.
A variante mais popular da Astrologia é baseada no signo solar, que usa apenas um elemento, ou seja, o signo ocupado pelo Sol no momento do nascimento da pessoa. É esta que aparece nos jornais e revistas.
Influência dos Planetas na Personalidade dos Signos
- Sol - Define o seu signo solar, o modo como está na vida e como recarrega as energias.
- Ascendente - Diz-lhe como se destaca no mundo através do seu estilo pessoal.
- Lua - Dá pistas sobre a sua formação afetiva e emocional.
- Mercúrio - Revela como dá uso à sua inteligência e a capacidade de aprendizagem.
- Vénus - Estuda os relacionamentos, o que o atrai nas outras pessoas e o que faz com que se sintam atraídos por si.
- Marte - Dedicado à força de conquista, aos desafios e às lutas pessoais.
- Júpiter - Representa os ideais que o movem em vista de alcançar os seus objetivos.
- Nodos Lunares - Clarificam o que traz para esta vida e qual o seu propósito de vida.
- Aspectos Planetários - Revelam como os astros presentes no seu mapa astrológico mostram a sua personalidade e sugerem eventuais obstáculos na sua vida.
Mudanças no Mapa Natal
Ao longo da vida, à medida que envelhecemos e o nosso mapa astral "amadurece" connosco, o Ascendente e o Meio do Céu podem mudar de um signo para outro. Por isso, para quem acredita e se guia pelo seu mapa sente a necessidade de o fazer com uma certa regularidade. Só assim consegue conhecer a posição das energias cósmicas nesse dado momento.
Desde que a hora de nascimento esteja absolutamente correta (um erro de quatro minutos representa uma diferença de 12 meses na progressão de um mapa), os períodos durante os quais o Ascendente e o Meio do Céu mudam de signo, marcando os anos chave da sua vida.