Significado dos Sonhos - Dicionário de A a Z

Interpretar os sonhos liga-nos às nossas emoções mais profundas, permitindo-nos compreender onde estamos e o que está a acontecer nas nossas vidas. Conheça o significado dos sonhos e aprenda a revelar a mensagem dos seus.

O significado dos sonhos intriga e fascina a mente do Homem desde o início dos tempos. Que imagens são essas que habitam a nossa mente quando estamos a dormir? Pensadores e místicos ponderaram o seu significado ao longo de centenas de anos. Psicólogos examinaram o seu papel curativo.

A consciência domina-nos quando estamos acordados mas, quando entramos no reino do sono, o subconsciente entra em ação e os sonhos revelam as emoções que vivemos intimamente e que, por vezes, nem temos consciência da sua existência ou da profundidade com que nos afetam.

Apesar de não haver uma só explicação para responder à questão "Porque sonhamos?", é evidente que os símbolos, emoções e metáforas dos sonhos são universais e estão diretamente relacionadas com a vida de cada um de nós.

Guia do Significado dos Sonhos

Preparamos este guia para conhecer o significado dos sonhos e para saber como descodificar os seus. Carregue na letra inicial da palavra sobre a qual tem interesse em conhecer o significado onírico.

ABCDEF
GHIJLM
NOPQRS
TUVXZ

O Mistério dos Sonhos

Para as civilizações antigas, sonhar era o meio através do qual os humanos comunicavam com os deuses e acediam ao mundo mágico do oculto. Os sonhos tinham uma conotação profética, de revelação dos mistérios da vida.

Na Bíblia, Deus falava aos seus profetas e discípulos através dos sonhos. O profeta Maomé afirmou que muitas das revelações do Corão lhe foram transmitidas em sonhos. No Egipto e Grécia antigos, as pessoas acreditavam que os sonhos tinham um poder curativo.

Platão tinha especial interesse em compreender de que modo os sonhos afetavam a saúde física e mental das pessoas. Para os Nativos Americanos, os sonhos e as suas mensagens eram formas de predizer o futuro e descodificar os acontecimentos. Nesta cultura, o famoso "caçador de sonhos" era usado para afastar os pesadelos e garantir um sono tranquilo e benéfico.

Porque Sonhamos?

O mundo exterior envolve um fluxo constante de acontecimentos e de inter-relações. Estes incorporam sentimentos e pensamentos que afetam o modo como os eventos ocorrem e se desenvolvem, e a forma como se desenvolvem as relações a personalidade de cada um de nós.

O dia a dia é cheio de múltiplos eventos, compromissos, ideias, sensações, conflitos e decisões. O mundo dos sonhos será uma forma de ordenar este caos diário? De organizar e catalogar o que nos aconteceu durante o dia? De limpar a mente daquilo que nos é irrelevante? Será o exercício de uma parte do cérebro que se mantém adormecida durante as horas despertas? Talvez até já lhe tenha acontecido conseguir vislumbrar uma solução a um problema ou desafio específicos durante o sono.

Apesar de haver mais perguntas do que respostas, parece certo que os sonhos de cada pessoa englobam aspetos da sua psique e circunstâncias particulares, incluindo a sua situação de vida, relações pessoais e experiências. Assim sendo, estarmos conscientes dos nossos sonhos poderá ajudar-nos a compreender melhor os nossos pensamentos e emoções.

Compreender os nossos sonhos ajuda-nos a compreendermo-nos a nós próprios. Os sonhos podem ser entendidos como projeções e, por isso, a sua interpretação só é corretamente realizada por quem os sonha. Afinal, não existe ninguém melhor do que nós próprios para compreender, sem filtros e de modo honesto, as motivações e sentimentos mais profundos da alma.

Os Sonhos como Ferramenta de Autoconhecimento

Para os estudiosos atuais, os sonhos são a principal forma de acesso ao subconsciente. Refletem - tal como acreditavam o povo Senoi da Malásia - medos reais, pensamentos reprimidos, sentimentos e memórias nem sempre conscientes.

O principal fator no que toca à interpretação dos sonhos reside no cruzamento do significado dos símbolos, ideias, metáforas e sensações que vivenciamos durante o sono através de um sistema que seja lógico para nós - os sonhos só têm real expressão nas nossas vidas diárias quando conseguimos compreender as suas mensagens ocultas.

Assim que trazemos aquelas mensagens para o mundo consciente, podemos usar a informação que nos transmitem para fazer associações coerentes e pensar naquilo que realmente nos afeta a um nível profundo na vida real, construindo algo de novo.

A Linguagem dos Sonhos

A linguagem dos sonhos baseia-se em símbolos, ideias, metáforas e sensações e, por isso, o significado de cada sonho varia de pessoa para pessoa. Quando sonhamos com algo ou com alguém, essa imagem tem um significado específico que só nós sabemos interpretar.

A linguagem dos sonhos também muda a cada momento de acordo com aquilo que nos acontece na vida real. O significado que atribuímos a uma dada situação hoje pode não ser exatamente o mesmo amanhã.

Os sonhos permitem-nos aceder a emoções que ignoramos ao longo do dia, a limpar a mente, ajudam-nos a resolver sentimentos de culpa ou dão-nos soluções para equilibrar uma situação que nos deixou desconfortáveis. Interpretar os sonhos liga-nos às nossas emoções mais escondidas permitindo-nos perceber melhor onde estamos e o que está a acontecer nas nossas vidas. 

A Importância de Compreender o Significado dos Sonhos

Quando sonhamos, há uma mensagem que nos pode ajudar a lidar melhor com as situações que mais valorizamos no dia a dia. Se se lembrar do seu sonho ao acordar, registe os símbolos e emoções que despertaram na sua mente. Relacione-os entre si. Por vezes, apesar de à primeira vista diferentes sonhos poderem parecer aleatórios, existe um fio condutor entre eles e uma mensagem mais complexa que importa desvendar.