Quiromancia - A Arte de ler as Mãos e Predizer o Futuro

Arte de avaliar a personalidade ou a vida futura de uma pessoa através da leitura da sua mão, a Quiromancia pode ajudar a identificar os perigos no futuro. Com base nesta informação, a pessoa pode decidir que caminho seguir ou tomar decisões que levam a um resultado diferente.

A Quiromancia é a arte de ler as mãos e de predizer o futuro de uma pessoa. Trata-se de um sistema divinatório que pode parecer algo complicado já que se baseia na leitura das linhas das mãos. Cada mão tem as suas próprias marcas, linhas e símbolos e os quiromantes precisam de muitos anos para conhecer os seus significados.

Cada zona da mão representa uma esfera da vida, desde o intelecto, a espiritualidade e o poder cerebral (dedos); as tarefas práticas e o equilíbrio entre as várias áreas e papéis que desempenhamos no dia a dia (meio da palma da mão) e o dinheiro, segurança, impulsos e instintos (parte inferior da palma da mão).

Como em todos os Oráculos, também a Quiromancia segue o princípio do livre-arbítrio: cada um traça o seu próprio caminho e a vida é feita de mudança. Além disso, as linhas da mão podem mudar ao longo dos anos. Assim, a leitura é válida para aquele momento, nas circunstâncias presentes não representando nenhuma fatalidade para o futuro.

Origem da Quiromancia

A leitura das linhas das mãos é uma prática tradicional na Eurásia. Acredita-se que as suas origens residem na Astrologia Hindu, no I Ching, nos videntes ciganos (povo com origem no Sul da Ásia), e na Índia Antiga, com a obra "Ensinamentos do Sábio Valmiki sobre Quiromancia Humana" do poeta Valmiki.

Depois de se espalhar pelas culturas da índia, China, Egito, Pérsia ou Grécia antigas, a Quiromancia foi suprimida no período da Idade Média europeia. O interesse por esta arte ressurgiu em 1839, com a publicação do livro "Quironomia" de Casimir Stanislas D'Arpentigny. Mais tarde, o irlandês William John Warner (1866 - 1936), conhecido popularmente como Cheiro, um dos videntes mais conhecidos e populares entre as personalidades da sua época, chamou a atenção para a Quiromancia que, desde então, nunca perdeu a sua popularidade.

A Quiromancia consiste na prática de avaliar a personalidade ou a vida futura de uma pessoa através da leitura da sua mão. Uma leitura pode ajudar, também, a identificar os perigos no futuro. Com base nesta informação, a pessoa pode decidir que caminho seguir ou tomar decisões que levam a um resultado diferente.

Técnicas da Leitura das Linhas das Mãos

As linhas de cada mão são únicas e exclusivas. Ainda assim, conhecer uma ou duas particularidades da mão pode ser bastante revelador. O conhecimento básico da Quiromancia associado a uma boa intuição, é a base para começar as suas leituras.

A leitura da mão engloba dois aspetos: a Quirognomonia (formato e características da mão como, por exemplo, comprimento e forma dos dedos e unhas, padrões, impressões digitais, textura e cor da pele, ou formato e flexibilidade da mão) e a Quiromancia (linhas, montes, estrelas, cruz, grelha, quadrado, ilhas, linhas transversais e outras marcas da palma da mão).

A Quiromancia baseia-se na análise das várias "linhas" e dos "montes" (Monte de Júpiter, Monte de Saturno, Monte de Apolo, Monte de Mercúrio, Monte de Marte superior, Monte de Monte inferior, Monte da Lua e Monte de Vénus), o que permite fazer interpretações de acordo com seu tamanho relativo, qualidades e interseções.

As principais Linhas (Linha da Vida, Linha da Cabeça, Linha do Coração e Linha do Destino), estão divididas em segmentos temporais, que registram eventos passados e emoções.

Significado da Mão Esquerda e da Mão Direita

A mão direita, ativa ou dominante, se é destro, revela o modo como está a usar as suas capacidades e está associada à mente consciente. A mão esquerda, ou passiva, mostra as capacidades com que nasceu e costuma ser associada ao subconsciente. Caso seja esquerdino, aplica-se o contrário.

Por norma, a mão esquerda (passiva), revela traços herdados, influências iniciais e da família, a vida anterior (karma) e o destino. A mão direita (ativa), revela se está a usar ou a ignorar as suas aptidões e habilidades naturais.

Por norma, um quiromante começa pela mão dominante pois esta diz o que se está a manifestar na vida da pessoa, no momento atual. Depois, analisa a outra mão para ver se nasceu com algum traço particular. Ao comparar as características e as marcas em ambas as mãos, verá o seu potencial futuro.

Cada área da mão pode ser relacionada com uma divindade e com a sua respetiva área de influência. Por exemplo, a região do dedo anelar é associada à arte, à música, à estética, à fama, à riqueza e à harmonia.

As Linhas da Mão

A palma da mão tem quatro grandes linhas e muitas outras secundárias, assim como marcas. Em conjunto, refletem os acontecimentos da vida, o modo como pensa, os seus relacionamentos e o percurso da sua carreira profissional.

As quatro linhas principais da palma da mão são:

Linha da Vida

É a linha da saúde e da vitalidade, sendo a que rodeia o polegar. Na mão esquerda, mostra os traços herdados; na mão direita o modo como lidou com essa herança familiar. Começa em cima do polegar e termina junto à base da palma da mão.

Ao contrário do que muita gente pensa, o comprimento da Linha da Vida não indica quantos anos irá viver. Sugere força, autoconfiança, energia e boa saúde quando está bem marcada. Uma linha mais suave e ténue sugere menos energia e mais sensibilidade física ou emocional.

Linha da Cabeça

É a linha que indica o modo como pensa. Na mão esquerda mostra a inteligência com que nasceu; na mão direita, o modo como desenvolveu o seu esquema de pensamento.

A Linha da Cabeça trata-se da linha horizontal que começa na palma da mão, do lado do polegar e que passa por cima, cruza ou toca a Linha da Vida.

Uma Linha de Cabeça curta denota uma concentração em assuntos mais práticos e imediatos e pode revelar que, neste momento, está centrado numa área específica da sua vida que, por algum motivo, se destaca sobre todas as outras. Uma linha longa, pode ser sinal de inteligência superior e de uma atitude filosófica perante a vida.

Linha do Coração

É a linha ligada às emoções e aos relacionamentos sendo, também, conhecida como a Linha do Amor ou Linha da Mesa. Na mão esquerda, revela o seu potencial para amar e para manter os seus relacionamentos. Na mão direita revela o modo como desenvolveu esse potencial.

Trata-se de uma linha horizontal que atravessa a palma da mão e que fica por cima da Linha da Cabeça. A Linha do Coração começa no rebordo exterior da palma.

Uma linha forte e marcada mostra segurança emocional e relacionamentos estáveis. Uma linha fraca sugere insegurança emocional e dificuldade nas relações. A leitura do significado desta linha também varia segundo o local onde termina:

  • Na base do dedo indicador - é uma pessoa realista, carinhosa e prática.
  • Sob o dedo do meio - é uma pessoa apaixonada, mas que consegue ser demasiado séria e exigente nas suas relações.
  • Na base do dedo indicador - mostra que é uma pessoa leal e romântica, mas com tendência a idealizar o parceiro amoroso.

Linha do Destino

É a linha ligada à carreira e ao rumo da vida. Na mão esquerda revela o potencial da sua carreira; na mão direita mostra o modo como desenvolve esse potencial. É a linha vertical que se inicia perto da base da mão e se estende em direção ao dedo do meio.

Uma Linha do Destino longa que se prolonga desde as linhas no pulso até para lá da Linha do Coração revela determinação e vontade de vencer os obstáculos da vida, de chegar mais longe. Tem controlo direto sobre os acontecimentos e a direção da sua vida. Uma linha mais fraca revela incerteza na carreira. Uma linha mais marcada na mão esquerda (se for a passiva) do que na direita (caso seja a ativa), denota potencial que não foi cumprido.