As fases lunares têm permanente influência em cada um de nós e no planeta, não se limitando ao momento do nosso nascimento. No caso da Lua Nova, por exemplo, temos uma a cada 28 dias nos céus, o que vai afetar a sociedade no geral, assim como cada mapa astrológico individual. Como? Com uma tendência para criar coisas novas.
Índice
A Posição da Lua no Momento do seu Nascimento
Lua Nova
- Graus: 0 a 45
A pessoa que nasce durante a fase da Lua Nova, e até 3 dias e meio depois, é intuitiva e reativa. Projeta os seus sentimentos para o exterior, por vezes, sem ter bem consciência do que os motivou. A relação com a família pode ser intensa, sendo difícil libertar-se da sua influência. Mergulha sempre em novas experiências quando sente necessidade de desapegar-se do passado. É idealista e subjetiva, desejando deixar a sua marca no mundo.
No dia a dia, esta é aquela fase em que o Sol e a Lua estão praticamente alinhados. A atração gravitacional entre os dois é de tal forma elevada que se gera a energia lunar perfeita para nos libertarmos das coisas que não queremos nas nossas vidas, bem como do que impede o progresso.
Lua Semicrescente
- Graus: 45 a 90
A pessoa que nasce durante a fase da Lua Semicrescente, e nos 3 dias e meio antes da Lua em Quarto Crescente, luta para se desapegar do passado ou das situações de dependência. É autoconfiante e tem uma grande capacidade de superar obstáculos quando está determinada a atingir um objetivo. Consegue mudar algo tradicional ou antigo na sua vida ou no mundo.
Nesta fase lunar, é importante a perseverança, agregando mais definição ao que se pretende, o que exige uma atitude firme para dar continuidade. Nessa fase é aconselhável ir mais fundo na informação de que precisa, para que possa enriquecer o projeto que pretende concretizar. Além disso, é necessário adequar o projeto à realidade e aos recursos que tem disponíveis.
Lua em Quarto Crescente
- Graus: 90 a 135
A pessoa que nasce durante a fase da Lua Quarto Crescente, e nos 3 dias e meio seguintes, está consciente da necessidade de elaborar a sua estrutura íntima para alcançar os seus objetivos. Geralmente, cresce nas situações de crise, pois tem uma enorme capacidade de enfrentar obstáculos e superar desafios.
A gravitação da Lua opõe-se à do Sol, embora não se anulem. No quotidiano, esta fase ajuda no crescimento, mas também pode levar ao confronto com problemas e assuntos não resolvidos. É altura de resolver questões e tomar decisões, bem como de criar bases para projetos e continuar a preservar o que iniciou, mesmo que exija um pouco mais de esforço. Tudo aquilo que é gerado nesta altura tem a tendência para crescer e prosperar.
Lua Corcunda
- Graus: 135 a 180
A pessoa que nasce durante a fase Lua Corcunda, e nos 3 dias e meio antes da Lua Cheia, está mais consciente da necessidade de concretização de projetos. Possui um grande poder e potencial. As ideias iniciadas na Lua Nova estão quase a materializar-se.
No dia a dia, deve ter em atenção a impaciência e ansiedade, porém, é a fase para analisar, aperfeiçoar e refinar. Má fase para desistências. Último momento para iniciar projetos. Sendo uma fase recetiva e passiva da Lua, pode ajudar nas realizações. Porém, precisa de refletir para fazer uma introspeção ponderada. Tendência para ser mais generoso, pelo que pode cruzar-se com alguém que pode oferecer auxílio, ou vice-versa. O trabalho em equipa e a sinergia definem bem o caráter de ajuda dessa fase lunar: ao mesmo tempo que recebe ajuda, também pode ajudar.
Lua Cheia
- Graus: 180 a 225
A pessoa que nasce no dia da Lua Cheia, e nos 3 dias e meio seguintes, é objetiva e pensa antes de agir. Consegue aprender com as experiências e percebe como os seus relacionamentos são afetados pelas suas ações. Para ela, o relacionamento tem grande importância. Tem necessidade de estar em contacto ou junto de outras pessoas.
No quotidiano, a Lua Cheia é o auge, uma vez que é quando está totalmente iluminada pelo Sol. A sua energia ajuda na produtividade e na perceção. Pode finalmente perceber que metas pretende atingir e ter mais ímpeto para alcançá-las, uma vez que esta fase traz harmonia e equilíbrio para a realização. Acentua também todas as energias e põe em destaque a nossa natureza mais original. É a fase ideal para lutar pelo que se deseja alcançar, para declarar o amor pela pessoa que faz o seu coração suspirar e para mostrar ao mundo a sua força interior.
Lua Divulgadora
- Graus: 225 a 270
A pessoa que nasce no dia da Lua Divulgadora, e nos 3 dias e meio antes da Lua em Quarto Minguante, deve deixar as coisas seguirem o seu curso. É importante saber distanciar-se das situações e refletir sobre o que foi alcançado. Esta fase assinala um período de integração, de perceção das necessidades dos outros, de trocas e intercâmbios: comunicação, abertura, partilha, escutar e aprender.
No dia a dia, é uma fase lunar que leva à passividade, recetividade, mas que também mostra os resultados. Está relacionada com comunicação, partilha e transformação. Os sentimentos devem ser partilhados, pois inicia-se a maturidade dos projetos que queremos finalizar. Esta é a fase em que as metas devem estar alinhadas com o bem-estar e serem suficientemente fortes para continuarem por si mesmas.
Lua em Quarto Minguante
- Graus: 270 a 315
A pessoa que nasce na Lua em Quarto Minguante, e nos 3 dias e meio seguintes, precisa de confirmar as suas crenças. Defende os seus princípios a qualquer custo, mas pode ser inflexível ou ter incapacidade de aceitar críticas.
Nesta fase, e no quotidiano, é possível que nos sintamos inquietos devido à energia tensa. Podemos perder a motivação e ficar sem energia. Iniciar um novo negócio nesta fase não é recomendado. Ajuste o que precisa, mude o que acha que deve mudar e prepare-se para o novo ciclo que se aproxima. Para isto, não pode deixar pontas soltas - resolva todas as questões pendentes.
Lua Balsâmica
- Graus: 315 a 360
A pessoa que nasce na Lua Balsâmica, e nos 3 dias e meio antes da Lua Nova, tem de dar mais atenção ao descanso e à contemplação. O desapego é uma tendência desta fase, levando também a uma maior perceção/disposição para a vida espiritual. Pode sentir por vezes uma sensação de leveza, que o vai incitar a dar um passo para uma nova fase. É caracterizada por uma predisposição para limpezas e depuração, levando a retrospeção. Tem uma maior ligação com o passado/futuro, trazendo esperança. Marca a incubação de ideias para o próximo ciclo. Tendência para a consolação e o alívio.
Durante esta fase, a Lua está a aproximar-se do Sol, o que permite ter uma ideia do que as suas energias representam. Ao mesmo tempo em que estamos a deixar para trás o que não serve e a reajustarmo-nos, absorvendo as experiências do ciclo que se encerra, já devemos olhar para a frente, concretizar o que ficou de bom e plantar os objetivos para um novo período.