Se acredita no poder da oração, já conhece os seus benéficos. Em momentos de ansiedade, ou quando a vida não corre da forma como imaginamos, numa altura de perda ou de rutura emocional, as orações são guias protetoras. Ajudam a acalmar o espírito, curam as feridas da alma, renovam a esperança e ajudam a refletir. A Oração do Anjo da Guarda é tida como protetora. É uma oração de amor, de simplicidade e de apelo à proteção divina.
Para a Igreja Católica, o dia 2 de outubro é consagrado à festa litúrgica universal para os Santos Anjos da Guarda. Segundo as palavras do Papa Francisco, a presença e o papel dos Anjos na nossa vida é importante, porque nos ajudam a caminhar e nos mostram onde devemos chegar. O nosso Anjo não está apenas connosco, mas vê Deus Pai. Está em relação com Ele. É a ponte cotidiana, desde a hora em que nos levantamos até o hora em que vamos dormir. Ele nos acompanha. É uma ligação entre nós e Deus Pai.
Oração do Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Ámen
Diga esta oração sempre que precisar de proteção ou de um momento para estar consigo. Quando precisar que alguém o ajude a iluminar o seu caminho e para nunca se sentir sozinho. Cada um de nós é ladeado por um anjo como protetor para nos conduzir na vida. Deus Pai, na sua infinita providência, presenteia-nos individualmente com um anjo santo para nos ajudar, como companheiro na dura caminhada da vida.
O Anjo é a porta cotidiana para a transcendência, para o encontro com o Pai: ou seja, o Anjo nos ajuda a caminhar porque olha o Pai e conhece a estrada. Não nos esqueçamos desses companheiros de caminhada. Acorramos aos anjos frequentemente na oração, para que nos socorram em todas as situações da nossa vida e nos ajudem a manter o olhar fixo em Jesus, a nossa única salvação. - Papa Francisco
O Poder da Oração Falada
A oração pode ser falada ou escutada. São duas formas, através das quais, o poder divino se manifesta na pessoa que as ouve, profere e acredita no seu poder. Podemos falar com Deus, a Sabedoria Infinita, ou simplesmente, escutar as suas palavras.
A oração falada é aquela que dirigimos ao Pai, ao Poder Divino, dizendo aquilo que queremos dizer, pedindo o que desejamos pedir, manifestando, através da palavra, do pensamento, do pedido, do cântico, da ideia, da imaginação, aquilo que desejamos alcançar. Só pedindo, com humildade e fé, conseguimos chegar ao Divino. É pela força das nossas convições e das palavras que pensamos ou dizemos, que nos fazemos ouvir e expressamos o que queremos para a nossa vida e para a dos outros.
É a nossa determinação mental no poder da oração que faz com que tudo aconteça e faça sentido na nossa vida. Se não pedimos, se não oramos, se não mentalizamos, se não expressarmos o que desejamos, nada acontece. No Divino, tudo acontece de acordo com a nossa vontade. A cada um é dado, pois, de acordo com o seu pedido, em resposta à sua oração. O pensamento produz a realidade em si mesmo. É, através da energia do pensamento, que se molda a realidade. O mundo exterior de cada um de nós nada mais é do que o resultado do nosso mundo interior.
A despeito de gostarmos ou não da analogia, oramos durante todos os minutos da nossa vida, e cada uma das nossas preces é respondida. Não há como fugir desta roda de pensamentos e crenças. É a lei da vida. Tudo aquilo que se manifestou nas nossas experiências não nos foi concedido por sorte, destino ou coincidência, trata-se, sim, de uma manifestação física do nosso pensamento e crença. Se nos trouxe bem ou mal, é de facto uma prece respondida. - Uell Stanley Anderson, em Três Palavras Mágicas