O Baralho Cigano tem origem na Europa sendo um dos Oráculos mais populares do mundo. Adaptado e difundido pelo povo Cigano, fascinado pelo significado místico do mundo do Tarot de Marselha, é um sistema de adivinhação que responde a questões universais como o amor ou o dinheiro. Existem inúmeros baralhos adaptados a partir do original e, neste artigo, vamos ficar a perceber a origem e as bases deste sistema divinatório.
Índice
Origem do Baralho Cigano
Marie Anne Adelaide Lenormand (1772-1843), vidente e cartomante francesa, criou o seu próprio baralho, que usava nas suas famosas leituras. Tornou-se numa figura influente junto da alta sociedade parisiense mas, o seu baralho só se tornaria universal após a sua morte. Aproveitando a fama da cartomante, dois anos após a sua morte, foi publicado um baralho de 54 cartas chamado "Le Grand Jeu de Mlle. Lenormand" e outro de 36 cartas apelidado de "Petit Lenormand".
Mais tarde, o baralho da Madame Lenormand foi adotado pelo povo Cigano nas suas práticas divinatórias em conjunto com a tradicional leitura das mãos - a Quiromancia ou a arte de ler as mãos e predizer o futuro de uma pessoa.
Segundo o seu próprio relato, a autodenominada Madame Lenormand, havia sido eleita por Deus para adivinhar o futuro dos seus concidadãos, ajudando-os nas suas fases de sofrimento e indicando-lhe a rota a seguir nas alturas mais confusas da sua vida.
Chegada a Paris, a jovem, depressa se serviu da sua enorme capacidade intuitiva, engenho e forte magnetismo pessoal, para se tornar numa das cartomantes mais famosas de todos os tempos. Segundo a própria, leu o futuro de todas as grandes figuras da Revolução Francesa, de Marat a Robespierre e aconselhou inúmeras personalidades da alta sociedade e da esfera política.
Viveu numa época da História tumultuosa (Revolução Francesa e época napoleónica), mergulhada num clima de medo, mudança, superstições e práticas de magia negra. O seu método abriu-lhe inúmeras portas, riqueza e uma aura de mistério que se espalhou rapidamente. O oculto estava na moda e Madame Lenormand soube aproveitar esse ambiente a seu favor.
Madame Lenormand criou o seu próprio baralho de cartas, em tudo semelhante ao do Tarot. Serviu-se dos desenhos e dos números das Cartas para estabelecer uma estrutura de interpretações que iam sendo lidas à medida que as espalhava sobre a mesa.
O Baralho Cigano como Oráculo e Sistema Divinatório
Ao longo dos anos, e à semelhança de outros Oráculos famosos, o Baralho Cigano tornou-se numa ferramenta de autoconhecimento que ajuda a pensar na natureza da personalidade do consulente e a esclarecer algumas questões pessoais. É utilizado para responder a questões espirituais ou como um guia quando a pessoa se encontra numa encruzilhada e não sabe que caminho escolher.
Tal como os baralhos de cartas tradicionais, o Baralho Cigano é constituído por quatro naipes: Copas, Ouros, Espadas e Paus. A cada um deles, e a cada Carta, são atribuídos significados específicos. É com base na combinação das Cartas que se faz a leitura de adivinhação.
Significado dos Naipes e das Cartas
Cada naipe governa uma área concreta da vida e responde às questões colocadas sobre essa mesma área. Cada naipe simboliza um dos quatro Elementos que representam as forças do mundo natural, os mesmos que servem de base para a definição da personalidade astral dos 12 Signos do Zodíaco. As características naturais de cada Elemento representam áreas e posturas diferentes de encarar a vida.
- Copas - Simboliza o Elemento Água e representa os sentimentos, o lado feminino, as emoções e o amor.
- Ouros - Simboliza o Elemento Terra e representa a "Grande Mãe", o mundo material, a família, a casa e o dinheiro.
- Espadas - Simboliza o Elemento Ar e representa o intelecto, a mente, as ideias, o pensamento e a criatividade.
- Paus - Simboliza o Elemento Fogo e representa a concretização, a afirmação, a imaginação, as forças transformadoras do Universo e a motivação.
Como Jogar
Antes de fazer a sua leitura, prepare o local onde vai fazer o lançamento. Escolha um sítio limpo, onde possa estar calma e tranquila. Desligue todo o tipo de equipamentos que possam perturbar ou interromper a sessão.
Formule a questão na sua mente antes de tirar as Cartas. Seja objetiva naquilo que está a formular. Faça-o com boa intenção, preparando o seu coração para receber e enviar apenas o bem e a positividade para o Cosmos.
Leitura do Baralho Cigano
A leitura do Baralho Cigano é simples e objetiva: se saírem mais Cartas consideradas como negativas, a questão ou o problema não estão no bom caminho. Prevêem dificuldades. Pelo contrário, se as Cartas predominantes forem as consideradas positivas, é um indicador de que a questão terá um desenvolvimento favorável.
Na leitura, as Cartas, sendo positivas ou negativas, também dão pistas sobre os obstáculos que estão a fazer com que a situação não se resolva ou, por outro lado, que aspetos são favoráveis num determinado momento e jogam a favor da pessoa. O grande objetivo deste Oráculo será acabar com os obstáculos e usar os ventos favoráveis para avançar e resolver e levar a pretensão pessoal a bom porto.
Como seres humanos, temos livre-arbítrio, existem muitos caminhos diante de nós e podemos escolher qualquer um deles a qualquer momento. Quando fazemos uma leitura de Tarot, estamos sintonizados com a energia desse momento, dadas as circunstâncias presentes.
Mantenha a mente aberta e acolha o conhecimento das Cartas com a certeza, porém, que os seus pensamentos e sentimentos atuais podem mudar a qualquer momento e que o seu verdadeiro caminho é definido por si.