Xamanismo - O Poder da Cura Espiritual

O Xamanismo é um processo natural que permite que cada pessoa assuma o controlo da sua própria vida através do Espírito e encontre nele sentido, propósito e realização.

O Xamanismo é uma forma de cura espiritual. A sua prática é muito antiga e, segundo alguns antropologistas, a sua origem remonta à mais de 15 mil anos. Um Xamã é um homem ou uma mulher que interpreta presságios, informação divina e vê os sinais da natureza, trabalhando em parceria com os mundos invisíveis e ocultos.

O Xamanismo não é considerado uma religião ou uma filosofia. Não há doutrinas, nem conceitos para discutir. Não existe nenhum líder espiritual que exija lealdade, nenhuma hierarquia para obedecer, nenhum guru a ser seguido. Vai para além dos limites da crença, pois é um processo para alcançar um conhecimento através da experiência de fazer

O Xamanismo é, assim, entendido como um processo natural que permite que cada um de nós assuma o controlo da sua própria vida através do Espírito e encontre nele sentido, propósito e realização. É uma forma de nos relacionarmos com a natureza, prestando-lhe homenagem porque somos parte integrante do mundo natural.

Um Xamã é alguém que compreende o mundo espiritual e o mundo natural e utiliza esse conhecimento para curar, guiar e proteger o seu povo e quem procura a sua orientação.

A Origem do Xamanismo

Ao longo dos milénios, os Xamãs assumiram vários papéis nas comunidades tribais. O Xamã era o curandeiro, médico, sacerdote, psicoterapeuta, místico, visionário e contador de histórias. Era o guardião da cultura e das tradições do seu povo. Era o "sábio", o profeta, o adivinho, que trabalhava com as forças da natureza, com os deuses, com os espíritos dos antepassados e com totens de animais, a quem todos recorriam e que todos veneravam.

O ambiente à sua volta era envolto em magia e presságio. As suas palavras eram como oráculos, tidas como sábias e certas. Liam os sinais, conheciam os mitos e lendas dos seus povos e, com base nessa informações, apontavam pistas para as ações do presente e previam o futuro.

O Xamã era a pessoa que mantinha a comunidade saudável, que previa onde estava a água e o alimento, que mantinha o equilíbrio entre as pessoas e o mundo natural. Estava presente em três momentos chave da vida das pessoas da sua comunidade: no nascimento, no casamento e na morte. Celebrava e honrava cada um destes momentos como ciclos naturais da vida dos humanos e da natureza.

O Xamanismo na Atualidade

O Xamanismo é uma prática ainda muito valorizada e respeitada por várias culturas à volta do mundo. O Xamã ainda é visto como um protetor, uma figura que tem o poder de cura e de fazer a ponte entre o mundo real e o mundo espiritual. De olhar para além do visível e entender o invisível, a origem de todas as coisas. E, nesse sentido, é respeitado como sendo o elo de ligação entre o terreno e o divino, o espiritual, independentemente de crenças ou religiões.

Na perspetiva xamânica, o mundo físico é apenas uma face da realidade. Existem outros reinos, e podemos viajar entre eles, se quisermos. Hoje em dia, os Xamãs trabalham em conjunto com as práticas médicas e psicológicas para procurar a causa espiritual do mal que acomete a pessoa - olham para a o que está a acontecer para lá do corpo físico, na parte invisível do espírito. No Xamanismo, muitas pessoas encontram as respostas para alguns dos mistérios mais intrigantes da vida.

O verdadeiro desafio do nossos dias é descobrir o nosso próprio Eu interior; descobrir quem e o que realmente somos - um Espírito - e, como resultado, dar sentido real às nossas vidas. Para os Xamânicos ser verdadeiramente “espiritual” é estar em harmonia com o nosso Eu natural, que é composto pelo Espírito. Desta forma, procura unir Corpo, Mente, Alma e Espírito, para que, em conjunto possam funcionar de forma dinâmica e harmoniosa. Entendendo isto, podemos aprender com o passado, tomar melhores decisões no presente e prosperar enquanto pessoa.

O Poder Energético Natural e o Xamanismo

A energia é uma força invisível mas extremamente poderosa. Tão poderosa que pode ser a causa de uma doença física ou psicológica mas, também, a cura. Tudo depende da energia que enviamos e que recebemos dos e para os outros.

A energia positiva traz saúde, alegria e prosperidade. A energia negativa gera dor, sombra, raiva e todo o tipo de sentimentos nocivos que atingem e adoecem o corpo e a mente.

O Xamã, elo de ligação entre os mundos visível e invisível, tem a capacidade de ver para além da evidência. Através do seu diagnóstico espiritual, pode reconhecer a causa de doença num pensamento de raiva dirigido por alguém mal intencionado contra a pessoa doente. O Xamã compreende que há uma diferença entre enviar energia negativa, como a raiva ou a inveja, ou apenas expressá-la. Quando alguém envia energia negativa, põe esta energia tóxica em movimento e pode causar mal e magoar os outros. Mas, a maior parte de nós não tem esta capacidade. Por isso, tantas pessoas, em diversas culturas, recorrem à sabedoria dos Xamãs, para perceber a causa da sua pouca sorte, doença ou infelicidade e para proteção.

Apesar de a energia atuar a um nível invisível e psíquico, tem impacto tanto na saúde física como no bem-estar psicológico. Com certeza, já esteve num local onde não se sentia bem sem razão aparente. O seu instinto dizia-lhe que havia ali hostilidade, e o seu espírito não se sentia tranquilo naquele ambiente. Também já lhe pode ter acontecido conhecer pessoas que, instintivamente, não quer ter por perto. Que são como que uma nuvem negra, que sugam a sua energia. E outras que, pelo contrário, dão-lhe alento só pela sua presença.

No mundo atual, o Xamanismo tem este papel de nos fazer reconhecer os nossos sentimentos e de nos ajudar a usar os nossos estados mais negros da consciência para nutrir as sementes de uma nova vida. Não podemos progredir tentando viver no passado, mas aprendendo com o passado, podemos garantir um futuro melhor através das escolhas e decisões que tomamos no presente. Ninguém quer viver preso na escuridão.

O Xamanismo é experimentar o extraordinário enquanto vive uma vida ou um jantar. Xamânica é uma palavra que cunhei para descrever uma maneira de estender a sua consciência a novos e emocionantes níveis de perceção e melhorar a sua vida de várias maneiras. A sua aplicação irá melhorar a sua vitalidade, equilibrar as suas emoções, liberar os seus potenciais ocultos e estimular a sua criatividade. Desenvolverá os seus poderes internos, trazendo-os à harmonia com as energias benéficas da natureza e as forças cósmicas do Universo. - Kenneth Meadows (1925-2002)