O signo Macaco ocupa o nono lugar no Horóscopo da Astrologia Chinesa. Altamente competitivo, este é o signo animal mais vivo de todo o Zodíaco Chinês. Está sempre cheio de novas ideias e planos. Otimista, gosta de viver rodeado de muita gente mas não consegue abdicar da sua independência. Para o nativo do signo Macaco, a rotina arrasa com qualquer tipo de relacionamento, seja de natureza laboral ou amorosa.
O Zodíaco Chinês é composto por 12 animais que estão organizados pela seguinte ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. O calendário chinês segue os ciclos da Lua e, no primeiro dia do ano novo chinês, um dos 12 animais assume o seu lugar para esse ano.
Índice
Características do Signo Macaco
- Simbolo - 猴
- Elemento - Metal
- Planeta Regente - Vénus
- Horas - 15h-17h (hora associada ao período do final da tarde, quando o Sol está mais baixo no horizonte)
- Mês - Agosto
- Estação - Outono
- Cor - Branco, cor associada ao outono e à maturidade. Ligado à pureza, à frescura, à limpeza. Na China, esta cor é usada no luto, mas também significa sorte, especialmente, os pássaros brancos, simbolo de boa sorte
- Orientação - Oés-Sudoeste
- Polaridade Yin/ Yang - Yang, elemento que sugere comportamentos extrovertidos, expansivos, entusiastas, de boa expressão e comunicativos
- Atributos - Observador, determinado, animado, bom ouvinte, sociável, capacidade de adaptação, astuto, paciente, excelente memória, disponível, vivaz, divertido, enérgico, manipulador, otimista, simpático, encantador, imprevisível, infantil, alegre, versátil, multifacetado
- Dias de Sorte - 14 e 28 de qualquer mês lunar chinês
- Meses de Sorte - 8º e 12º meses lunares chineses
- Números de Sorte - 4 e 9 e os números que os contêm (como 44 e 94)
- Números de Azar - 2 e 7
- Maior Afinidade - Rato, Dragão, Serpente, Cavalo, Porco
- Menor Afinidade - Boi, Tigre, Coelho, Cabra, Macaco, Galo, Cão
- Signo Ocidental Correspondente - Leão
O Signo Macaco na Mitologia
Existem várias lendas e histórias sobre os animais escolhidos para integrarem o sistema astrológico chinês. Uma dessas lendas refere-se à vontade do Imperador de Jade de conhecer os animais que habitavam a Terra. Decidiu que alguns deles fossem trazidos à sua presença. Para facilitar a seleção, o Imperador definiu dois critérios: teriam que ser animais úteis ao Homem ou ser um dos primeiros a chegar ao Palácio Celeste no dia da escolha dos animais.
Há muito tempo, o macaco e o tigre eram vizinhos e bons amigos. Todos os outros animais receavam o tigre e, por isso, este era muito fiel ao seu único amigo.
Um dia, o tigre foi apanhado por um caçador e o macaco ajudou-o a escapar, desatando as cordas. Depois deste acontecimento, o tigre ficou em grande dívida perante o seu amigo. No entanto, pensou que se o macaco contasse o sucedido aos outros animais, perderia o respeito de todos eles. Pensou matar o macaco para o silenciar mas, se o fizesse, perderia o seu único amigo. Assim, o tigre decidiu que a única forma de se sair bem da situação era ajudar o macaco.
Quando se soube que o Imperador ia selecionar os signos animais, o tigre era um dos principais candidatos. O macaco não tinha grandes hipóteses e o tigre viu nisso uma oportunidade para saldar a sua dívida. Resolveu interceder por ele, elogiando publicamente a sua inteligência e capacidades. O Imperador escolheu o macaco e o tigre pagou a sua dívida, mantendo intocável a sua imagem de valentia e ferocidade perante todos os outros animais.
Datas do Signo Macaco
O Zodíaco Chinês está associado ao modo como o tempo é medido pela cultura chinesa tradicional, ou seja, em ciclos de 60 anos. Este calendário resulta da multiplicação dos doze animais e dos cinco elementos. Este ciclo é muito importante e torna cada um dos 60 anos num período especial e único.
Cada animal rege, rotativamente, um determinado ano, num ciclo contínuo de 12 anos que começa com o Rato e termina no Porco. No primeiro dia do ano novo chinês, um dos 12 animais assume o seu lugar para esse ano. Para além de caraterizar as pessoas nascidas durante esse ano, o animal também influencia os atributos do ano - o que nos afeta a todos. Os anos regidos pelo signo Macaco são os seguintes:
- 6 fevereiro 1932 - 25 janeiro 1933 - Macaco de Água
- 25 janeiro 1944 a 12 fevereiro 1945 - Macaco de Madeira
- 12 fevereiro 1956 a 30 janeiro 1957 - Macaco de Fogo
- 30 janeiro 1968 a 16 fevereiro 1969 - Macaco de Terra
- 16 fevereiro 1980 a 04 fevereiro 1981 - Macaco de Metal
- 04 fevereiro 1992 a 22 janeiro 1993 - Macaco de Água
- 22 janeiro 2004 a 08 fevereiro 2005 - Macaco de Madeira
- 08 fevereiro 2016 a 27 janeiro 2017 - Macaco de Fogo
- 26 janeiro 2028 a 12 fevereiro 2029 - Macaco de Terra
Personalidade do Nativo Macaco
ESPIRITUOSO E DIVERTIDO
O Macaco é o nono signo do zodíaco chinês e está associado a qualidades como a tranquilidade e a reflexão. A personalidade deste nativo é cheia de bom-senso. Ponderado e reservado, só exprime as suas ideias e opiniões quando bem fundamentadas.
Este nativo é uma companhia animada e um bom ouvinte. Apesar de estar a prestar atenção à conversa, permanece sempre atento ao que se passa ao seu redor. É muito honesto nas relações, e guarda segredo de todas as confidências que lhe são feitas.
Gosta de diversidade na sua vida e aprecia a companhia dos outros, a maioria das pessoas deste signo têm uma vida social ativa. Um dos seus pontos fortes é a enorme capacidade de se adaptar a situações novas e de lidar bem com a mudança.
É uma pessoa astuta por natureza e tem a paciência necessária para esperar pelos resultados. Nesse sentido, consegue antecipar e aproveitar bem as novidades quando todos os outros ainda estão a tentar analisar a situação.
O nativo do signo Macaco tem uma personalidade afável e comove-se facilmente com as injustiças ou com o sofrimento dos outros, especialmente, daqueles que lhe são mais próximos. Fará tudo para ajudar e o que possa mitigar o sofrimento por quem sente afeto.
Amor e Relacionamentos
No amor, o nativo do signo Macaco, procura viver um romance de conto de fadas. Muito romântico e com grande sentido de humor, é uma companhia agradável apesar de sofrer com a insegurança.
Os seus parceiros são atraídos pela sua abertura, sentido de humor e interesse pelo mundo que o rodeia. O Macaco é capaz de manter uma conversa fluída sobre qualquer assunto da atualidade. Sabe pôr as pessoas à vontade e consegue envolver toda a gente nos seus planos de aventura.
Não é fácil manter o Macaco agarrado a uma relação rotineira e sem paixão. O Macaco tem um código moral muito próprio e, se o interesse não for mantido, depressa salta para outro relacionamento. Para além disso, a sua natureza independente, faz com que esteja sempre em movimento. São ciumentos e detestam conflito em qualquer tipo de relação e fogem ao primeiro sinal de problemas ou discussão.
Quando se fixa numa relação, apoia, é fiel, encantador e dedicado. Está sempre com planos para fazer coisas novas e dar aquele dinamismo à relação. Quando uma relação termina, o mais provável é que continuem bons amigos.
- Signos mais compatíveis com Macaco - Rato, Dragão, Serpente, Cavalo, Porco
- Signos menos compatíveis com Macaco - Boi, Tigre, Coelho, Cabra, Macaco, Galo, Cão
Compatibilidades do Signo Macaco
A Astrologia Chinesa entende que certas combinações de animais do Zodíaco se dão melhor do que outras, e que alguns signos são naturalmente antagónicos e, por isso, têm uma relação desarmónica.
A compatibilidade entre os animais do Horóscopo Chinês tem em consideração as características de cada um dos animais. Aqueles cujas características combinam bem entre si e podem, tendencialmente, ter boa compatibilidade. O contrário, é igualmente válido.
Macaco com... | |
---|---|
Rato | Relação positiva, apesar de ambos os signos se empenharem mais em começar as coisas do que em acabá-las. |
Boi | O Macaco procura a mudança; Boi odeia-a. Esta combinação não resulta, seja no amor seja nos negócios. |
Tigre | Esta pode não ser uma boa combinação uma vez que nenhum destes nativos está disposto a ceder um milímetro. Ambos têm uma grande dificuldade em compreender o outro. |
Coelho | Estas duas personalidades não têm nada em comum e uma relação entre eles, de negócios ou emocional, tem pouco para resultar. |
Dragão | Uma combinação brilhante e poderosa. Ambos os nativos desenvolvem uma personalidade ativa e versátil. Formam uma excelente aliança nos negócios e no relacionamento amoroso. |
Serpente | Esta é uma relação condenada ao fracasso. Estes dois nativos não conseguem confiar um no outro, têm ciúmes mútuos e não se conseguem compreender verdadeiramente. |
Cavalo | Esta é uma relação muito longa e duradoura, após ambos definirem o seu papel e estabelecerem os respetivos campos de domínio no relacionamento. |
Cabra | Esta não é uma má associação. O Macaco motiva a Cabra e esta refreia os excessos daquele. |
Macaco | Nesta relação, existe demasiada competição. Esta combinação pode dar origem a uma aliança saudável, mas é pouco provável. |
Galo | Em termos de relação amorosa, estes dois não têm muito em comum. Pode ser um relacionamento morno, mas sem paixão ou entusiasmo. |
Cão | À partida, estes dois não fazem uma boa ligação. Para que a relação resulte, ambos os nativos têm que estar muito empenhados. |
Porco | Ambos os nativos gostam de relaxar e de se divertirem. São uma excelente aliança para a indulgência. Todavia, não é uma boa combinação se existirem problemas sérios. |
O Signo Macaco e a Carreira
A sua versatilidade e reação rápida garantem-lhe o sucesso em muitos tipos de trabalho. Estrategas e focados, é raro não conseguirem atingir os objetivos a que se propõem.
Tem facilidade em desenvolver as competências certas e é nelas que concentra toda a sua força e energia. Conhece os seus limites e não aceita qualquer desafio. Antes de o fazer, analisa as suas possibilidades de sucesso. Se não se sentir preparado, é honesto e não aceita. Não alinha em promoções por status ou por conveniência para a outra parte.
Nunca desiste. O nativo do signo Macaco é resistente e tem a paciência necessária para esperar. Na dúvida, é calculista e aguarda por uma oportunidade que lhe seja mais favorável.
As melhores carreiras - Jornalista, professor, empresário, escritor de viagens, terapeuta, contabilista, bancário, cientista, investigador, engenharia, mercado de ações, controle de tráfego aéreo, direção de filmes, comercial.
O Signo Macaco e a Saúde
Geralmente, os nativos do signo Macaco são muito saudáveis, em parte devido ao seu estilo de vida ativo e ao desejo de experimentar diferentes estilos de vida. As maleitas mais comuns afetam o sistema nervoso ou o circulatório.
As pessoas nascidas no ano do Macaco passam, geralmente, mais tempo a trabalhar do que a média. Para economizar energia e retemperar forças, o Macaco precisa de fazer um estilo de vida saudável, alimenta-se a horas e descansar convenientemente.
Os Cinco Tipos de Macaco
No sistema astrológico chinês, cada signo do zodíaco está associado a um dos cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Por exemplo, um Macaco de Madeira surge uma vez no ciclo de 60 anos. As características da personalidade de uma pessoa sofrem várias influências, entre elas, o signo e o elemento do ano de nascimento. Assim, existem cinco tipos de Macacos, cada um com as suas próprias características:
Macaco de Madeira
Caracterização - Sustento, Criatividade, Crescimento
Engenhoso e muito talentoso, o Macaco de Madeira tem queda para as artes e para a expressão artística. É o mais esperto, amigável e terno de todos os Macacos.
Macaco de Fogo
Caracterização - Paixão, Inteligência, Movimento
Este Macaco vive apaixonado e coleciona amantes. Sabe como seduzir e conquistar. Fascinante e implacável, não desiste até obter aquilo que quer ou a pessoa que deseja.
Macaco de Terra
Caracterização - Equilíbrio, Fiabilidade, Consolidação
Este tipo de Macaco é o mais harmonioso de todos. É um excelente comunicador, espirituoso e muito engraçado. Reune todos os dons para cativar e manter o interesse de grandes audiências. Ainda que possam ser consideradas pouco amáveis, as suas piadas cínicas são certeiras.
Macaco de Metal
Caracterização - Utilidade, Força, Fidedignidade
Este Macaco tem um espírito aventureiro e adora correr riscos. Pode ser um jogador e tornar-se no único nativo do signo Macaco que consegue ganhar dinheiro. É muito independente e detesta amarras, seja de que tipo fôr.
Macaco de Água
Caracterização - Comunicação, Sensibilidade, Intuição
Este Macaco é cheio de mistérios e quem lida com ele nunca chega a perceber exatamente quais são as suas intenções e sentimentos. É dedicado para a família e com o seu parceiro, mas mantêm alguma distância. Pode ser uma pessoa atormentada e ficar magoado com coisas, aparentemente, sem importância nenhuma.
Signos do Zodíaco Chinês
- 鼠 Rato - Inteligente e prático
- 牛 Boi - Fiável e premeditado
- 虎 Tigre - Ousado e apaixonado
- 兔 Coelho - Intuito e sensível
- 龍 Dragão - Bem sucedido e independente
- 蛇 Serpente - Misterioso e sofisticado
- 馬 Cavalo - Trabalhador e amigável
- 羊 Cabra - Sensual e adaptável
- 猴 Macaco - Espirituoso e divertido
- 雞 Galo - Protetor e honesto
- 狗 Cão - Leal e digno de confiança
- 豬 Porco - Sensual e ávido