O primeiro passo para fazer uma leitura de Tarot é ter um baralho próprio. As Cartas devem ser novas, compradas ou oferecidas, mas nunca devem ser emprestadas. Antes de utilizadas, as Cartas devem ser purificadas e protegidas uma vez vai trabalhar com energias poderosas e desconhecidas, relacionadas com o inconsciente coletivo. Para além disso, se vai fazer a leitura a outra pessoa, é igualmente importante não relacionar o seu karma com o dela. Saiba como realizar o ritual para purificar e proteger as suas Cartas de Tarot.
O Tarot é uma súmula de conhecimentos antigos. Está relacionado com mitos e transmite a sua mensagem através da simbologia atribuída às suas ilustrações e desenhos. Existem diferentes versões: o Tarot Egípcio (ou de Etteilla), o Tarot de Marselha, o Tarot Rider, o Tarot de Lenormand, o Tarot de Eliphas Levi, o Tarot Belline, o Tarot Esotérico, entre outros.
Índice
Porquê Purificar e Proteger as Cartas de Tarot?
Antes de iniciar a sua leitura deve purificar e proteger o seu baralho de Tarot. Este passo é fundamental por vários motivos: está prestes a lidar com uma carga energética universal muito poderosa e desconhecida. Quando faz a leitura de Tarot a outra pessoa, as vossas energias pessoais podem inter-relacionar-se e, por esse motivo, deve proteger ambos relativamente a essa possibilidade.
Este ritual também permite pedir um guia ao Eu superior de modo a que a sua leitura conduza apenas ao bem e a iluminar a verdade e, caso realize uma leitura errada, que esta não produza energias negativas nem consequências funestas.
Ritual de Purificação e Proteção do Baralho de Tarot
Antes de mais, escolha um dia que não seja feriado nem esteja associado a uma energia especial. Dois dos dias do calendário com este tipo de energia são o dia 23 de junho e a Quinta-feira Santa.
A escolha da hora é igualmente importante. Nunca se deve realizar este ritual à noite, pois o que se procura é a luz e a consciência e a noite vibra com outro tipo de energia.
Para fazer o seu ritual vai precisar de:
- 1 toalha branca
- 1 vela branca
- 1 saco de pano branco
Escolhidos o dia e a hora, proceda da seguinte forma:
- Coloque uma toalha branca numa mesa e, em cima dela, as Cartas de Tarot devidamente ordenadas.
- Acenda uma vela branca diante do baralho e passe cada Carta pela chama da vela, pela frente e por trás.
- Quando defumar todas as Cartas, faça uma pequena meditação ou uma oração de proteção.
- Deixe arder a vela, sem mexer nas Cartas tentando evitar a entrada de estranhos na sala.
- Quando a vela apagar, embrulhe as Cartas num saco de pano branco e guarde-o dentro de uma gaveta íntima do seu quarto durante toda a noite.
Após efetuar o ritual para purificar e proteger as suas Cartas de Tarot, é conveniente trazê-las consigo vários dias para as magnetizar com a sua própria energia. Depois, pode guardá-las no mesmo saco de pano ou numa caixa de madeira. Evite mantê-las numa caixa de metal ou de pele de animal.
Quando fizer a sua leitura, use uma toalha de cor branca ou verde. Evite toalhas vermelhas ou pretas. Use as suas Cartas com respeito e apenas para o fim a que se destinam. Nunca as dê a outra pessoa para as usar por si. Cada um deve usar apenas as suas próprias Cartas de Tarot.
Depois de purificar e proteger as suas Cartas pode dar início às suas leituras. No entanto, para isso, deve conhecer o significado e o simbolismo associado a cada uma delas. Só assim conseguirá fazer uma interpretação correta da mensagem que lhe pretendem transmitir. O estudo das ciências humanas, da psicologia e dos mitos também podem ser de grande utilidade para desvendar o mundo mágico do Tarot.