A história de vida da Santa Catarina de Alexandria, também conhecida como A Grande Mártir Santa Catarina, reflete-se no poder e no simbolismo da oração a ela dedicada. Quando rezar a Oração de Santa Catarina concentre-se nos seus pensamentos e no que deseja. Esta oração protetora irá deixá-lo tranquilo, apaziguar as suas mágoas e receios e com fé nas suas capacidades.
Índice
Vida e Martírio de Catarina de Alexandria
Apesar de grande parte da sua vida estar envolta em mistério, Catarina de Alexandria, é uma Santa e Mártir cristã que se destacou desde jovem pela sua grande inteligência, no início do século IV. Catarina nasceu na cidade egípcia de Alexandria e cresceu como pagã, convertendo-se ao cristianismo no final da adolescência, aos 18 anos. Nesta altura, Catarina teve uma visão - no céu, encontrou-se com o menino Jesus e com a Virgem Maria e, em êxtase, casou-se misticamente com Cristo, convertendo-se desde logo à fé cristã.
Convicta na sua crença, numa era histórica turbulenta e perigosa para os seguidores do Cristianismo, dirigiu-se ao imperador romano Maximino Daia. Censurou-o pela grande crueldade com que perseguia os cristãos e afirmou que Jesus Cristo era o único e verdadeiro rei. Catarina foi presa e o imperador chamou até si os 50 maiores sábios de Alexandria para rebater os argumentos de Catarina. Se não o conseguissem fazer, seriam condenados à morte. Catarina, distinguida desde criança pela sua enorme capacidade intelectual, refutou todos os argumentos dos sábios para que abandonasse a falsa fé cristã chegando, mesmo, a converter alguns deles.
Em resultado disso, Catarina foi torturada e condenada a morrer na roda, instrumento de tortura que causava uma morte lenta e sofrida. Diz a lenda que, quando a tentaram amarrar à roda, fez o sinal da cruz e a roda quebrou-se. Contudo, Catarina não escapou a uma morte violenta, tendo sido decapitada.
Quando degolada, não sangrou. Da ferida aberta no seu seu corpo, jorrou leite o que fez com que se tivesse tornado numa Santa tão popular entre as mulheres grávidas ou que amamentam os seus bebés. Santa Catarina também é conhecida como a Santa protetora contra a morte súbita dos bebés, acontecimento raro e trágico que, quando ocorre, leva à morte súbita e sem razão aparente, nos primeiros meses ou anos de vida.
Santa Catarina é considerada a Santa Padroeira dos estudantes, dos filósofos e dos professores. Também é invocada pelos que trabalham com rodas e contra os acidentes de trabalho. No Brasil, é a padroeira principal do Estado e da Ilha de Santa Catarina e co-padroeira da Catedral Metropolitana de Florianópolis.
O Poder da Oração de Santa Catarina
A Oração de Santa Catarina protege contra acidentes, afasta a inveja, a mágoa, o medo, a raiva e outros sentimentos negativos, ao mesmo tempo que impede que as energias negativas lançadas contra a pessoa a afetem e a impeçam de progredir na vida. Porém, tenha em mente que o que fica na sua vida é uma escolha só sua. Se alguém lhe faz mal ou se não quer uma determinada situação para si, cabe-lhe pensar sobre isso, tomar uma decisão e agir de acordo com o seu pensamento.
Quando orar, pense apenas em coisas boas. Sinta a felicidade a manifestar-se no seu corpo. Encha o seu coração de ternura e acredite no poder da oração. Rezar também significa pensar de forma positiva e construtiva. Cada pensamento, cada oração, atua sobre a sua mente e muda a sua carga energética.
Prepare-se para a Oração
Antes de dizer as suas preces, saiba o que quer. Pense no sentido de cada palavra e sobre o que significa a oração para si e como ela vai melhorar a sua vida. Se precisa de proteção e de acalmar os medos do seu coração, faça a Oração a Santa Catarina. Deseje realmente aquilo que vai afirmar e acredite no poder do pensamento.
O desejo é uma alavanca poderosa, que eleva a oração até Deus. Se não estiver interessado realmente, a sua oração é fraca, pobre, sem energia e a sua intenção perde-se pelo caminho. Diga as suas orações com simplicidade, clareza e de forma positiva. Invista a sua energia espiritual na conversa que está prestes a ter com o Divino. Sinta-se em paz, com alegria e fé. Não se esqueça de agradecer pela graça da oração. Se o que pediu comandar o seu pensamento, o seu desejo irá realizar-se. Concentre-se nisso e seja grato. Acredite que já recebeu o que deseja.
A Oração de Santa Catarina
Santa Catarina,
digna esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo,
vós foste aquela Senhora que entraste na cidade,
achaste mil homens, todos bravos como os leões,
abrandaste os seus corações com a palavra da razão.
Assim rogo que abrandeis os corações dos nossos inimigos.
Olhos tenham e não me vejam,
boca tenham e não me falem,
braços tenham e não me atem,
pernas tenham e não me alcancem
que fiquem imóveis como pedras.
Ouvi minha prece, virgem mártir,
para que eu alcance tudo o que vos peço.
Santa Catarina
rogai por nós.
Ámen.
Você só consegue mudar o seu mundo exterior se mudar o seu mundo interior, e este é o poder da oração, do encontro com o Divino. A oração tem a capacidade de mudar as coisas e de proteger a vida. Diga a Oração a Santa Catarina sempre que precisar de se sentir tranquilo, sereno e de afastar pensamentos negativos, os seus próprios pensamentos ou aqueles que pensa lhe serem dirigidos.