Oração a Nossa Senhora Desatadora de Nós

A devoção a Nossa senhora Desatadora de Nós tem crescido a cada dia que passa em parte, devido à profunda devoção do Papa Francisco. Foi ele quem divulgou ao mundo a devoção a Maria Desatadora dos Nós: os dolorosos nós da vida, os nós da desobediência e os da incredulidade.

A crença dedicada a Nossa Senhora Desatadora de Nós tem crescido a cada dia que passa devido, em parte, à profunda devoção que o Papa Francisco lhe dedica. Foi ele quem divulgou ao mundo a devoção a Maria Desatadora de Nós: os dolorosos nós da vida, os nós da desobediência e os da incredulidade. Mãe de Jesus, acreditamos que imitando Maria podemos ser mais felizes e ajudar os outros a viver em harmonia consigo, com as outras pessoas e com Deus.

A devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós nasceu em 1700 na igreja na Saint Peter em Perlach, Augsburgo, Alemanha, através da imagem pintada por Johann Melchior Schmidtner. Nesta igreja, numa das suas visitas, o Papa Francisco conheceu o título de Maria Knotenlöserin (do alemão, removedora de nós) e levou para a sua terra os santinhos para distribuir aos seus fiéis. Ainda como bispo, Francisco distribuiu a sua oração aos fiéis em momentos de dificuldade e às crianças como presente, ensinando-lhes a rezar.

Oração Nossa Senhora Desatadora dos Nós I

Santa Maria Mãe de Deus,
Virgem Cheia de Graça,
Vós sois a nossa desatadora de nós.
Com as Vossas mãos cheias
do amor de Deus,
Vós desatais os obstáculos
do nosso caminho como um nó
que sob as Vossas mãos,
perde todos os obstáculos e se torna
uma fita reta do amor de Deus!
Desatai, Virgem e Mãe,
Santa e Admirável, todos os nós
que nós mesmos nos causamos,
por nossa vontade própria
e todos os nós que diante de nós,
impedem o nosso caminho.
Iluminai com os Vossos olhos
sobre eles, para que todos os nós
tornem-se transparentes
e cheios de gratidão, possamos
com as Vossas mãos desatar
aquilo que nos parece impossível.
Amém!

Oração Nossa Senhora Desatadora dos Nós II

Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir
em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca
de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino
e a imensa misericórdia
que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim
e vê o emaranhado de nós
que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero,
a minha dor e o quanto estou amarrado
por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus
encarregou de desatar os nós
da vida dos seus filhos,
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno
poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó
que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça
e teu poder intercessor
junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
recebe hoje em tuas mãos este nó...
Peço-te que o desates para a glória de Deus,
e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha,
sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças,
a riqueza das minhas misérias, a liberdade,
com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me,
protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, desatadora dos nós, roga por mim.
Amém!

Oração de Nossa Senhora Desatadora de Nós contida nos Santinhos distribuídos pelo Papa Francisco

Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitaste com toda humildade a vontade do Pai, e o maligno nunca foi capaz de enredar-te com suas confusões. Junto ao teu Filho, intercedestes por nossas dificuldades, e com toda sensibilidade e paciência, nos deste o exemplo de como desenredar o novelo de nossas vidas. E ao ficar para sempre como Mãe Nossa pões em ordem deixas mais claros os laços que nos unem ao Senhor.

Santa Maria, Mãe de Deus e Nossa, tu que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, te pedimos que nos livres das ataduras e confusões com que nos assedia o que é nosso inimigo. Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem que nos unamos a Deus, para que, livres de toda confusão e erro, o encontremos em todas as coisas, tenhamos Ele em nossos corações e possamos servir-te em nossos irmãos.
Amém!

O Poder da Oração Falada

A oração pode ser falada ou escutada. São duas formas, através das quais, o poder divino se manifesta na pessoa que as ouve, profere e acredita no seu poder. Podemos falar com Deus, a Sabedoria Infinita, ou simplesmente, escutar as suas palavras.

A oração falada é aquela que dirigimos ao Pai, ao Poder Divino, dizendo aquilo que queremos dizer, pedindo o que desejamos pedir, manifestando, através da palavra, do pensamento, do pedido, do cântico, da ideia, da imaginação, aquilo que desejamos alcançar. Só pedindo, com humildade e fé, conseguimos chegar ao Divino. É pela força das nossas convições e das palavras que pensamos ou dizemos, que nos fazemos ouvir e expressamos o que queremos para a nossa vida e para a dos outros.

É a nossa determinação mental no poder da oração que faz com que tudo aconteça e faça sentido na nossa vida. Se não pedimos, se não oramos, se não mentalizamos, se não expressarmos o que desejamos, nada acontece. No Divino, tudo acontece de acordo com a nossa vontade. A cada um é dado, pois, de acordo com o seu pedido, em resposta à sua oração. O pensamento produz a realidade em si mesmo. É, através da energia do pensamento, que se molda a realidade. O mundo exterior de cada um de nós nada mais é do que o resultado do nosso mundo interior.

A despeito de gostarmos ou não da analogia, oramos durante todos os minutos da nossa vida, e cada uma das nossas preces é respondida. Não há como fugir desta roda de pensamentos e crenças. É a lei da vida. Tudo aquilo que se manifestou nas nossas experiências não nos foi concedido por sorte, destino ou coincidência, trata-se, sim, de uma manifestação física do nosso pensamento e crença. Se nos trouxe bem ou mal, é de facto uma prece respondida. - Uell Stanley Anderson, em Três Palavras Mágicas