Para os teóricos da Lei da Atração, esta faz parte de um sistema maior da Criação, sendo um processo que integra a experiência de vida de todas as pessoas, mesmo as de quem não têm a perceção da sua existência.
Tudo o que se passa na nossa vida, seja positivo ou negativo, é determinado por um conjunto de forças que, simplificando, se resume ao princípio de que "atraímos tudo aquilo que nos acontece". A todo o momento, a mente move energias, materializando-as em determinada direção e produzindo efeitos reais.
Índice
A Lei da Atração, os Sentimentos e os Desejos
Ao longo da nossa vida, desejamos várias coisas e formulamos múltiplos objetivos. Alguns, conseguimos realizar, outros não. Contudo, mesmo quando concluímos que o nosso desejo é demasiado ambicioso para ser concretizado, que não possuímos os meios necessários para o concretizar, o nosso desejo original não se desvanece.
O funcionamento da Lei da Atração responde não só ao que é desejado, mas, sobretudo, ao sentimento que alimenta esse objetivo. O que desejamos, também pode ser afastar algo que tememos ou que nos faz mal, além das várias opções que fazemos inconscientemente. Por vezes, saber o que escolher não é uma tarefa fácil. A incerteza, o medo da mudança e as inseguranças pessoais fazem-nos pensar, consciente ou inconscientemente, em diferentes cenários ao mesmo tempo.
A Lei da Atração formula que os pensamentos - sejam eles conscientes ou não - ditam a realidade da vida das pessoas, mesmo quando elas não têm essa perceção. Assim, quando se quer realmente uma coisa e se acredita que tal coisa é possível, o desejo acaba por se concretizar. No entanto, o contrário também se manifesta. Ou seja, se colocarmos demasiada atenção e energia emocional em algo que não queremos, também o receberemos de volta.
Por exemplo, se alguém quer comprar uma determinada coisa, pode começar a pensar nas implicações que isso acarreta. Que custos podem estar envolvidos, do que terá de abdicar para concretizar esse desejo e os riscos inerentes.
Se a pessoa sentir que está a "dar um passo maior do que a perna", se não acreditar na possibilidade de realização, está a fazer uma escolha diferente do que desejou inicialmente. Como consequência, será a decisão de não comprar que se irá materializar, independentemente do facto de a pessoa desistir ou não do desejo original.
Na Lei da Atração, o que realmente importa é a emoção que surgiu no momento em que enviamos o nosso desejo para o Universo. Neste exemplo, o sentimento de incapacidade de adquirir o que desejava. A pessoa poderá sentir-se frustrada e não acreditar que vai conseguir comprar o que quer, e será para isso que as forças do Universo trabalharão.
Mudar a Forma de Pensar
Para os defensores da Lei da Atração, esta manifesta-se em todas as vertentes da vida. Desde os desejos mais pequenos e fugazes aos grandes objetivos de realização. Tudo aquilo que implica uma grande carga emocional, gera energia.
Todavia, esta Lei não funciona apenas porque se quer muito uma coisa. É preciso ter a consciência certa do que se pensa. Se nos focarmos no que não temos, nas dificuldades, e não no que desejamos e no que acreditamos ter o potencial para alcançar, o poder da Lei da Atração não é acionado.
As forças do Universo apenas respondem afirmativamente ao que dele é solicitado. As energias cósmicas estão atentas àquilo que sentimos e, se o que sentimos é frustração, iremos receber ainda mais frustração. Se alguém deseja receber mais amor, o Universo reconhece um sentimento de carência e retornará com mais carência - já que os pensamentos possuem uma energia que atrai energias semelhantes.
Usar a Lei da Atração para Alcançar o que Desejamos
Quando quiser usar a Lei da Atração, lembre-se que todos os desejos devem ser formulados com "Eu" no início. O que vem a seguir, aciona as forças que se materializarão. Tenha plena consciência daquilo que está a desejar e a pedir. Se está focado em emoções positivas ou negativas, porque é isso que irá atrair de volta.
Os pensamentos possuem uma energia que atrai energias semelhantes. Pensar no que não temos, manifesta-se em não ter.
Mesmo quando tudo parece desmoronar-se à sua volta, manter-se positivo e acreditar que é fase negativa é passageira, conseguir focar-se no lado bom da vida, é fundamental para dirigir as energias do pensamento na direção correta. Isto quer dizer que não é suficiente pensar positivo quando se está a formular um desejo; ser otimista deve ser uma atitude constante perante a vida.
Para controlar a Lei da Atração, deve observar quatro princípios:
- Saber muito bem o que quer.
- Pensar no que quer com convicção.
- Sentir e comportar-se como se o que deseja já estivesse a caminho.
- Estar aberto para o receber.
Para que a Lei da Atração resulte a nosso favor, é preciso reprogramar a mente e mudar a forma de pensar. Pensar no que não temos, manifesta-se em não ter. Já ter uma postura otimista perante a vida e dar valor ao que já conquistamos pode ser a base para alcançar grandes conquistas, algumas das quais que pensávamos ser impossíveis.