O Jogo de Búzios é tido como um oráculo, sendo bastante popular e procurado pelas pessoas que precisam esclarecer algo que se passa na sua vida no momento presente ou que procuram saber como certos acontecimentos se podem desenvolver no futuro. Para quem tem fé no poder deste oráculo, na sabedoria dos arquétipos e nos ensinamentos dos Orixás (divindades ou Anjo da Guarda), esta é uma forma de obter conselhos e um guia que os ajuda a encontrar as respostas que procuram para várias áreas das suas vidas.
Os praticantes do Jogo de Búzios usam peças da Natureza, as conchas, às quais é atribuída uma enorme carga energética e que devem ser manipuladas apenas por aquelas pessoas que realmente dominam o poder dos Orixás e que têm uma forte espiritualidade.
Índice
A Origem do Jogo dos Búzios
O Jogo de Búzios tem a sua origem na cultura Turca, apesar de muitas pessoas pensarem que é uma prática que nasceu em África. Em tempos antigos, quando os povos da atual Turquia invadiram o continente africano, levaram consigo esta prática. Rapidamente, o Jogo de Búzios foi incorporado na cultura dos povos africanos que reconheceram neste jogo um portal para comunicarem com os Orixás.
O Candomblé e o Jogo de Búzios foram levados para o Brasil na época dos Descobrimentos. Os escravos africanos trouxeram consigo as suas crenças, mitos e rituais, perpetuando as suas raízes e tradições culturais e religiosas no novo território. Ao longo dos séculos, este jogo manteve a sua influência, ligando-se à formação das novas gentes e fazendo parte da cultura dos povos que deram origem à nação brasileira.
No Brasil, o Jogo de Búzios é praticado por figuras muito respeitadas pela comunidade e às quais são reconhecidos poderes sobrenaturais: a Mãe de Santo ou o Pai de Santo em terreiros de Umbanda e/ou Candomblé. Essencialmente, este jogo é visto como uma arte divinatória (oráculo) regida por Orixás. Quando se lançam os búzios, os Orixás, influenciam a posição em que as conchas caem e se espalham sobre a mesa. É essa posição que servirá de suporte à interpretação do jogo.
Como se Joga o Jogo de Búzios?
Apesar de existirem diferentes formas de jogar, a mais comum consiste no lançamento de um conjunto de 8 ou 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada pela Mãe de Santo ou Pai de Santo. Cada umas das conchas representa um determinado Orixá e carrega toda a carga energética e a simbologia que o carateriza.
A comunicação dos búzios é feita por intermédio do Orixá Exú, o mensageiro que faz a ponte entre os Homens e os deuses e que detém os segredos da adivinhação. Oxum é outra divindade importante no Jogo de Búzios, pois é ela que formula as perguntas a que Exú responde. Tudo o que sai da boca dos filhos de Oxum deve ser levado em conta, pois eles têm o poder da palavra, ensinando feitiços ou revelando presságios.
A realização desta cerimónia exige o completo domínio das regras e dos ensinamentos dos Orixás, repletos de lendas e de significados e, por isso, não deve ser executado por qualquer pessoa. Afinal, estamos no reino da magia e da adivinhação. Cada posição tem um significado e cada Orixá traz uma mensagem.
Antes de lanças os Búzios, a Mãe de Santo ou o Pai de Santo, prepara-se espiritualmente, limpa as energias do local, reza e saúda todos os Orixás. Ao lançar os búzios, conversa com as divindades e faz-lhes as suas perguntas. Uma vez que os Orixás afetam o modo como as conchas se espalham pela mesa, acredita-se que é desta forma que dão as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.
Tal como em todos os oráculos, as respostas podem ser pistas ou dicas que ajudam a pessoa a pensar nas suas circunstâncias pessoais e a integrá-las na sua própria vida e nas perguntas que as afligem. Não há uma receita para o Jogo de Búzios. As respostas têm que ser enquadradas e interpretadas por quem conhece, de facto, as mensagens que cada um dos Orixás traz para a vida da pessoa.
Porquê usar este Oráculo?
Para quem tem fé e acredita no poder dos Orixás, o Jogo de Búzios permite estabelecer um canal de comunicação com o seu próprio Orixá ou Anjo da Guarda. Através deste jogo e da sua interpretação mística, é possível obter revelações e orientações que ajudam a resolver problemas e dúvidas no plano espiritual, material, astral e até sentimental.
Além de guia espiritual, o Jogo de Búzios também é realizado para descobrir se a pessoa foi alvo de algum trabalho de magia, feitiço ou simpatia que a esteja a prejudicar de alguma forma ou a impedir o seu progresso no trabalho, na família ou no amor.