Os Oráculos são usados desde tempos ancestrais para tentar compreender o presente e antever o futuro. A inspiração para a maioria destes sistemas divinatórios veio da Natureza. É o caso dos cristais utilizados no Baguá (também nomeado como Bagua ou Ba Gua), que representa o mapa da vida do Feng Shui. Este, consiste na arte milenar chinesa de viver em harmonia com o ambiente. Ao usar esta sabedoria, poderá aprender a reconhecer energias positivas e negativas e reforça-las ou repeli-las. O Baguá, tal como a Grelha das Oito Direções, é uma forma de determinar o fluxo energético numa determinada área da vida, bem como, em casa, numa determinada divisão ou no jardim.
Índice
Os Oito Trigramas do Feng Shui
A palavra chinesa para trigrama é "ba". Assim, os oito trigramas também são conhecidos como ba gua ou baguá. Os trigramas são linhas que representam os estados fundamentais de todo o Universo e que formam uma família a partir da qual se podem fazer inúmeras correlações. São eles:
- O pai (o céu, energia yang)
- A filha mais nova (o mar, representando a calma à superfície, acentuada pela força em baixo)
- A filha do meio (o fogo, energia dinâmica à superfície mas suave no interior)
- O filho mais velho (o trovão, simboliza o poder de movimentação da energia yang)
- A filha mais velha (o vento, a atividade superior apoia a suavidade interior)
- O filho do meio (a água, representa a força na profundeza bem como a passividade à superfície)
- O filho mais novo (a montanha, simboliza a força e a atividade por cima da calma)
- A mãe (a terra, força yin completa que simboliza a feminilidade absoluta)
Qual o Significado do Baguá no Feng Shui?
O Feng Shui tem a sua origem na filosofia oriental e popularizou-se no ocidente devido aos seus princípios de harmonia e equilíbrio energéticos que resultam em mais prosperidade, sucesso, saúde e relações mais saudáveis.
O Baguá é como que um mapa da vida usado. Este mapa representa nove campos de energia que constituem os oito ramos da vida, oferecendo uma forma de olhar para as energias presentes em casa uma delas. Os oito trigramas estão ordenados à volta de um centro (o bem-estar espiritual ou energia vital tai qi).
- Prosperidade
- Fama e Reputação
- Amor e Relacionamentos
- Família e Saúde Física
- Bem-estar Espiritual
- Crianças e Criatividade
- Educação e Aptidões
- Carreira
- Mentores, Amigos e Ajuda
Como Fazer a Leitura do Baguá do Feng Shui
No Feng Shui, todas as nove áreas devem estar em harmonia entre si, já que são igualmente importantes para o bem-estar pessoal. Se alguma se destacar, isso quer dizer que uma, ou várias outras áreas da sua vida, estão em segundo plano. Quando tal acontece, há uma desarmonia que acabará por se refletir no tipo de energia que emite e na destabilizar a sua energia vital. A leitura do Baguá pode ser feita com pedras ou cristais. Estes, irão guiá-lo em direção ao seu potencial máximo na área na qual caiem, como se lhe disse-se "Se guiar por esta via, poderá obter sucesso nesta área".
Para fazer o seu lançamento:
- Imprima o exemplo abaixo ou faça uma cópia do mesmo e coloque-o por cima de uma superficie lisa ou à entrada da sua casa, na posição em que se encontra abaixo virada para si ou alinhada com a entrada de casa.
- Escolha oito cristais, segure cada um deles à vez e sintonize-se com a sua energia.
- Pense na sua pergunta e solte os cristais para cima do mapa da vida. Ignore os que caírem fora do mapa. Interprete apenas aqueles que, sem sombra de dúvida, estão dentro dos quadrados.
No final deste artigo, encontra o significado e a mensagem de uma série de pedras e cristais que pode usar nos seus lançamentos de Baguá.
Conhecendo o Simbolismo dos Trigramas do Baguá no Feng Shui
No Feng Shui, a harmonia e a sorte dependem da ordem e da limpeza. Estas, aplicam-se não só aos espaços que habitamos e onde trabalhamos mas, também, à nossa própria pessoa. À forma como lidamos connosco e com os outros, às emoções negativas que vamos acumulando, ao tipo de cargas energéticas que carregamos.
Assim, para encontrar bem-estar, deve eliminar tudo aquilo que não lhe traz nada de positivo e procurar prestar atenção a todas as áreas da sua vida, mantendo o todo em harmonia. Se a carreira, por exemplo, é muito importante para si mas absorve a maior parte do seu tempo e da sua energia criativa, não tem oportunidade para cuidar da sua família ou para conviver com os amigos. Está criado um ponto de desequilíbrio que, em algum momento, pode ser fonte de frustração ou de sentimento de culpa. Criam-se obstáculos que impedem o fluir energético.
Simbolismo dos Trigramas
- Zona da Sabedoria (Educação e Aptidões) - Simboliza o grau da nossa maturidade interior, o nosso saber profundo, mas, também, as nossas aptidões profissionais. Pertence ao elemento Terra.
- Zona da Carreira - Neste campo, encontra as suas vocações, o seu objetivo de vida e o seu sucesso profissional. Pertence ao elemento Água.
- Zona dos Amigos Solícitos (Mentores e Ajuda) - Aqui, encontra a ajuda que vem do exterior e o tipo de relação que tem com os seus amigos, conhecidos e colegas de trabalho. Pertence ao elemento Metal da Astrologia Chinesa.
- Zona da Família - Este campo engloba a família no seu sentido mais abrangente, ou seja, no passado e no futuro. Crises relacionais, conflitos ou tensões familiares estão nesta zona. Pertence ao elemento Madeira.
- Zona tai qi (Bem-estar Espiritual) - Simboliza a sua força vital e a sua saúde emocional. Pertence ao elemento Terra, que também se encontra no centro. Neste campo, o mais importante é o livre fluxo de energia.
- Zona das Crianças - Representa os filhos e as crianças simbólicas. Aqui, encontra as suas ideias e energia criativa, a sua criança interior e espiritual. Pertence ao elemento Metal.
- Zona da Riqueza (Prosperidade) - Simboliza os bens materiais mas, também, tudo aquilo que aumenta o nível da sua qualidade de vida. Está associada ao elemento Madeira.
- Zona da Fama e Reputação - Campo que reflete a forma como os outros encaram o seu desempenho profissional e social. Também revela a sua forma de estar e o tipo de vibrações energéticas que emite. Pertence ao elemento Fogo.
- Zona da Relação (Amor) - Campo que reflete todo os tipo de relações interpessoais, como amor, amizade ou no trabalho. Identifica-se com o elemento Terra.
Como Escolher os Cristais para os seus Lançamentos?
Quando procurar cristais para fazer os seus lançamentos, escolha aqueles com que mais se identifica. Que, por alguma razão, se destacam e lhe chamam a atenção e com os quais sinta uma ligação. Guarde-os num saco de tecido, como a seda, para proteger as suas energias quando não estão a ser usados. Evite cristais ou pedras pontiagudas que podem agir como setas venenosas.
Entre os cristais mais usados para o lançamento de pedras encontram-se o jade, âmbar, quartzo rosa, pedra da lua, lápis-lazúli, granada, quartzo transparente, hematite, ágata verde, cornalina, ametista, obsidiana, selenite ou a fluorite roxa.
Os Cristais e os Quatro Elementos
Tal como noutras práticas e correntes, como a Astrologia, a propriedade de todas as coisas advém dos quatro elementos presentes em todas as forças e manifestações da Natureza. Assim, as pedras e cristais também podem ser agrupados pela sua cor predominante:
- Terra - Elemento ligado ao reino físico e material como preocupações do dia a dia, o lar e as posses. Engloba as pedras e os cristais verdes, castanhos ou pretos.
- Fogo - Elemento ligado ao reino da alma, rege o desejo, a paixão, a paixão e a capacidade de iniciativa. Relaciona-se com as pedras e cristais de cor vermelha e laranja.
- Ar - Elemento ligado ao reino da mente, ao pensamento, à estratégia, à inteligência e à investigação. Engloba as pedras e os cristais de cor amarela.
- Água - Elemento associado ao reino do coração. Rege o amor, as emoções, a sensibilidade e a relação com o "Eu" e com os outros. Está associado às pedras e cristais brancos e azuis.
Como Interpretar os Resultados dos Lançamentos do Baguá?
Abaixo encontra algumas pedras e cristais que pode usar nos seus lançamentos. Use a sua intuição para adaptar e interpretar a energia e o simbolismo de cada um deles à sua questão ou situação da área da vida que quer ver esclarecida.
- Ágata (várias cores) - Associada ao sucesso e à abundância, ao alcançar os objetivos e a boas recompensas. Revela uma atitude dinâmica e pragmática.
- Âmbar (amarelo) - O seu potencial está prestes a revelar-se. A sua intuição será o seu melhor aliado para tomar uma decisão.
- Água-marinha (verde-azulado) - Mude a sua perspetiva quanto a uma determinada questão e volte a analisá-la. Uma relação pode melhorar ou um mal-entendido ser esclarecido.
- Esmeralda (verde) - O seu significado inclui sucesso, felicidade, fertilidade. Também se relaciona com a busca de informação e prenuncia compromisso e empenho.
- Fluorite roxa - Está na altura de expandir a sua mente e o seu lado espiritual.
- Granada (vermelha) - Pode estar a viver um momento tumultuoso no que respeita às relações. O compromisso é importante para si nesta fase da sua vida. Pode revelar um novo amor.
- Jade (verde) - Esta é uma pedra do amor, da compaixão e do romantismo. Neste momento, os relacionamentos são centrais na sua vida. Também significa sorte e bem-estar.
- Lápis-lazúli (azul, dourado) - Poderá evocar alguém do passado e questionar o seu relacionamento com essa pessoa. Ajuda-o a defender aquilo em que acredita.
- Pedra da lua (branco, amarelo, creme, azul, verde) - Esta pedra traz harmonia, novas amizades, abertura e flexibilidade. Está ligada à intuição e à sensibilidade.
- Obsidiana (preta) - Indica a necessidade de resolver questões antigas e de avançar face ao passado. A ligação a certas crenças ou influências poderão ser libertadoras e gerar uma mudança positiva.
- Quartzo transparente - Indica o início de algo. Um ciclo pode estar a fechar-se e outro a começar. Sugere grandes mudanças. As suas ideias são claras e parece conhecer bem o caminho que quer traçar para a sua vida.
- Quartzo rosa - Este é o cristal do amor e prediz uma nova relação ou a reaproximação de uma pessoa importante na sua vida. O seu coração pode estar curado. Também significa perdão.
- Olho de tigre castanho-dourado - Esta pedra incita-o a olhar para além das aparências para conhecer a verdade das coisas. Invoque a sua força interior para ver o que está escondido e tomar uma decisão que proteja os seus interesses.
- Olho de tigre azul - Alívio da ansiedade.
- Olho de tigre vermelho - Indica motivação, necessidade de encontrar um novo equilíbrio, sensação de estar assoberbado com algum assunto ou questão.
- Turmalina preta - Esta pedra pode indicar o fim de uma situação ou a necessidade de se proteger numa situação que não lhe é favorável. Afaste-se de pessoas e de situações que lhe fazem mal e aumentam o seu estado de ansiedade e negativismo.
- Turquesa (azul) - Esta é considerada uma pedra de prosperidade e proteção. Proteja-se contra situações e pessoas tóxicas. Salvaguarde os seus interesses.
No Baguá do Feng Shui, cada pedra e cristal contém uma mensagem. Por exemplo, se uma cornalina cair no quadrado referente à Carreira, a mensagem poderá ser arriscar para evoluir na sua função. Uma citrina no quadrado do Amor, revela um "sim" se a sua pergunta for no sentido de saber se uma relação vai funcionar, além de prever otimismo e felicidade nos relacionamentos.